26/07/2025 às 11:35
Mais de um milhão de aposentados e pensionistas do INSS que têm direito à restituição de valores descontados indevidamente e que ainda não fizeram a adesão ao acordo de ressarcimento começaram a receber mensagens, por meio do WhatsApp.
As mensagens informam que o beneficiário pode solicitar o reembolso acessando o aplicativo "Meu INSS" ou comparecendo a uma agência dos Correios.
O contato destaca que tudo é feito exclusivamente pelo canal oficial do Governo Federal.
No final da mensagem, o beneficiário será questionado se deseja continuar recebendo as comunicações do governo sobre o acordo de ressarcimento.
O esforço é para garantir a devolução do dinheiro descontado indevidamente para todos os aposentados e pensionistas que foram vítimas da fraude.
Para segurança dos beneficiários, o Instituto Nacional do Seguro Social reforça que não envia links, não telefona pedindo dados pessoais, nem cobra taxa para devolução dos valores. Se isso acontecer, pode ser golpe.
A devolução dos descontos indevidos feitos por entidades associativas começou na semana passada. No total, 533 mil beneficiários que aderiram ao acordo proposto pelo governo federal vão receber inicialmente.
Os aposentados e pensionistas que ainda não aderiram têm até o dia 14 de novembro.
O reembolso, em parcela única e com correção pelo IPCA, é feito por ordem de adesão.
Foram disponibilizados canais para dúvidas: no site gov.br/inss, no aplicativo Meu INSS ou no telefone 135.
1:34Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera