23/07/2025 às 12:41
O Supremo Tribunal Federal encerrou nesta quarta-feira (23) os depoimentos de testemunhas nas ações sobre a tentativa de golpe de Estado.
Nesta manhã foi realizada a última audiência com testemunhas de defesa do Núcleo 3.
O grupo é formado por nove militares do Exército e um policial federal.
Eles são acusados de atentar contra o sistema eleitoral e de planejar ações golpistas, incluindo o assassinato de autoridaes.
Foram ouvidas testemunhas do tenente-coronel Sérgio Ricardo Cavalieri e do agente da Polícia Federal Wladimir Matos Soares.
Entre elas, Alexandre Matias, coordenador de segurança do hotel, em Brasília, onde a equipe de transição do governo Lula ficou hospedada em 2022.
Ele disse que em 13 de dezembro de 2022 informou ao agente da PF Wladimir Matos sobre a movimentação de pessoas da equipe de segurança de Lula no hotel.
Na época, o policial também fazia parte da segurança presidencial e teria repassado essas informações ao capitão Sérgio Cordeiro, ex-assessor de Jair Bolsonaro.
Esses dados teriam sido usados para o monitoramento ilegal de autoridades.
Agora, com o fim dos depoimentos, o Supremo marcou o interrogatório dos réus dos Núcleos 2 e 4 para esta quinta-feira (24) e do 3, para a próxima segunda-feira.
O Núcleo 2 é formado por acusados de elaborar a “minuta do golpe”, monitorar o ministro Alexandre de Moraes e atuar junto à PRF para impedir o voto de eleitores do Nordeste em 2022.
Já o Núcleo 4 seria responsável por espalhar notícias falsas e atacar instituições e autoridades.
1:17Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera