Sousa/PB -
Modernização

ALPB será pioneira no Brasil com criação de sistema digital para proteger prerrogativas parlamentares

Atualmente, modelos semelhantes existem apenas em algumas seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), como é o caso de São Paulo — o que reforça o caráter inovador da medida no âmbito do Poder Legislativo estadual.

Da Redação Repórter PB

23/07/2025 às 14:00

Imagem Deputado estadual Michel Henrique (Republicanos)

Deputado estadual Michel Henrique (Republicanos) ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) está prestes a dar um passo inédito e estratégico na modernização da atuação legislativa: a criação do Sistema Digital de Prerrogativas Parlamentares. A proposta, apresentada pela Procuradoria de Prerrogativas da Casa, visa fortalecer a proteção institucional do mandato parlamentar por meio de uma plataforma tecnológica que centraliza, organiza e monitora possíveis violações às garantias funcionais dos deputados.

Com foco na legalidade, separação dos poderes e eficiência administrativa, o sistema será uma ferramenta inovadora voltada ao registro e à gestão de denúncias, consultas, notificações e procedimentos que envolvam o livre exercício do mandato. Ao mesmo tempo em que amplia o suporte jurídico aos parlamentares, a plataforma garantirá respostas mais ágeis, seguras e transparentes a qualquer tentativa de cerceamento da atividade legislativa.

Além disso, o novo sistema permitirá o acompanhamento em tempo real das demandas, emissão automatizada de pareceres baseados em jurisprudências e um banco de dados robusto sobre a incidência de conflitos relacionados às prerrogativas. Esses recursos proporcionarão à Procuradoria de Prerrogativas maior precisão no planejamento de ações, além de embasar relatórios e medidas institucionais junto a outros Poderes.

“A criação deste sistema representa um avanço necessário para o fortalecimento da democracia representativa. Ele não protege apenas os deputados, mas o próprio funcionamento livre e independente do Parlamento”, destacou o deputado estadual Michel Henrique, procurador de Prerrogativas Parlamentares da ALPB e responsável pela iniciativa.

Com a implementação da proposta, a ALPB se tornará a primeira Assembleia Legislativa do país a adotar um sistema digital próprio para prerrogativas parlamentares. Atualmente, modelos semelhantes existem apenas em algumas seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), como é o caso de São Paulo — o que reforça o caráter inovador da medida no âmbito do Poder Legislativo estadual.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.