22/07/2025 às 07:05
Oi, oi, gente amiga desse nosso programa, que nesta edição se une ao luto que desde o último domingo se abateu sobre todo o Brasil com a notícia da morte de Preta Gil. E numa tentativa de aplacar um pouco a imensa tristeza que ora sentimos, Viva Maria vai se socorrer da força de uma mulher coragem!
Falo de Lúcia Xavier, defensora incansável dos direitos da população negra e fundadora da ONG Criola, que desde 1992 segue na luta por um futuro mais justo para as novas gerações. Há 32 anos, ela combate o racismo com inarredável disposição, enfrentando as violências sofridas por mulheres e meninas, cis e trans. Gerações tão bem representadas por Preta Gil!
A gente sabe que a barra da morte é que ela não tem meio-termo. Mas diante do irremediável, resta-nos honrar o legado da nossa querida Preta Gil.
E neste Julho das Pretas — iniciativa brasileira que celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, no próximo 25 de julho — qual você considera a maior contribuição de Preta Gil para esse movimento que busca fortalecer a ação política coletiva e autônoma das mulheres negras, evidenciando suas pautas e agenda política em relação às desigualdades de gênero e raça?
9:15Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera