17/07/2025 às 16:02
O estado de São Paulo vem enfrentando dias secos desde o início do inverno, e a umidade do ar chegou a 20% em alguns locais nessa quarta-feira (16). De acordo com a Defesa Civil, esse cenário traz preocupações com o risco de incêndios e queimadas em todo o território paulista.
O órgão alerta para risco especialmente alto nesta quinta (17) e na sexta-feira (18), com a umidade do ar abaixo de 30%, somada a temperaturas elevadas e o predomínio do sol.
O coordenador da Defesa Civil de São Paulo, Tenente Coronel Araújo Monteiro, pede o auxílio da população para não jogar bituca de cigarro na beira da estrada, não fazer limpeza de quintal colocando fogo no lixo, e também para que o produtor rural não faça roçada utilizando fogo.
Segundo o governo paulista, a partir deste ano, mudanças na legislação ambiental estabelecem punições mais severas para a utilização irregular do fogo em áreas rurais. Como multa de R$ 5 mil a R$ 10 milhões a quem colocar fogo em áreas de vegetação sem autorização.
Outra preocupação é com a soltura de balões, que é um crime ambiental e contribui muito para incêndios florestais e também em áreas residenciais.
A partir do próximo sábado, uma frente fria deve trazer umidade para a região leste do estado, diminuindo o risco de queimadas. No entanto, esse fenômeno não deve chegar ao interior paulista.
1:33Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera