Sousa/PB -

Extras

Conheça os sintomas e as formas de tratamento da asma

Rádio Agência

15/07/2025 às 13:25

Tamanho da Fonte

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a asma é muito frequente, afetando aproximadamente 300 milhões de pessoas em todo o mundo. A asma é uma doença inflamatória pulmonar comum e crônica que acomete as vias respiratórias inferiores.

Essas vias, no caso, os brônquios, são aqueles tubos que levam o ar para os pulmões. Além disso, ela faz com que as vias aéreas inchem, se tornem estreitas e produzam muco extra, dificultando a respiração.

Não existe uma causa conhecida, mas sabe-se da contribuição de fatores genéticos, história familiar e ambientais. A dona de casa Rosana Silva fala das crises que enfrentou com a doença: “Eu faço tratamento desde 2012 e dei uma piorada. No meu caso, uso bombinha frequentemente. Logo que eu descobri o problema da asma, eu tinha crise só uma vez por mês. Aí com o passar do tempo foi aumentando: passei a ter crise duas vezes por semana, três vezes por semana e assim foi aumentando.”

Os sintomas da asma são falta de ar ou dificuldade para respirar, sensação de aperto no peito, o peito pesado, chiado no peito e também tosse. Esses sintomas variam durante o dia, podendo piorar à noite ou de madrugada e com as atividades físicas.

Os sintomas também variam bastante ao longo do tempo. As crises podem ser graves e necessitarem de oxigênio. Portanto, estejam sempre atentos à gravidade dos sintomas e sempre que é necessário, procure o serviço de saúde. O médico pneumologista Rodrigues Cabello comenta sobre o atendimento e o tratamento da doença.

“Como a asma é uma doença inflamatória, eu preciso de uma estratégia anti-inflamatória. Então, o corticoide necessariamente tem que ser a base do tratamento manejado pela UBS, unidade básica de saúde, no posto de saúde, no médico generalista, no médico de família. Mas claro que, quando existem dúvidas ou uma asma moderada grave, sempre é importante o paciente buscar um acompanhamento com pneumologista, que é o médico referência no tratamento das vias aéreas."

1:45

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera