14/07/2025 às 10:26
Em comemoração aos 37 anos de luta contra o racismo, a União de Negras e Negros pela Igualdade vai promover a primeira edição do Troféu Unegro, nesta segunda-feira (14), no Cine-Teatro 2 de Julho no bairro da Federação em Salvador.
Segundo a presidenta da instituição, Marina Duarte, o evento pretende reconhecer, valorizar e divulgar o trabalho de personalidades baianas que contribuíram para o fortalecimento do movimento negro.
"O Troféu Unegro é isso, é reconhecer a luta de personalidades baianas, principalmente, mas também nacional, que tem uma vida, uma trajetória, né, nessa luta de combate ao racismo, nessa garantia de direitos humanos, dando voz a essa luta que é crucial na ordem do dia para a população negra".
Marina Duarte diz que a Unegro já realizou outras premiações anteriormente, por meio do Troféu Clementina de Jesus.
"E dentro dessa versão Clementina de Jesus, a gente entregou o troféu a Elza Soares, a gente teve participação de Lázaro Ramos, enfim. E o que que a gente espera para hoje é a mesma garra do outro troféu que estamos tendo para construir, a mesma referência, as mesmas reverência da luta e homenagear quem tá hoje, né, na frente dessa luta".
Personalidades dos campos da política, arte, educação e ativismo social vão ser homenageadas na noite da premiação, promovendo visibilidade, reconhecimento e memória. A cerimônia de entrega do Troféu Unegro acontece no Cine Teatro 2 de julho, no bairro da Federação em Salvador, nesta segunda-feira às 18h30.
Os ingressos gratuitos estão disponíveis na plataforma Sympla.
1:50Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera