14/07/2025 às 15:42
A Aldeia Sapukai, em Angra dos Reis, na região da Costa Verde fluminense, celebrou a formatura da primeira turma de magistério indígena no estado do Rio de Janeiro.
Foram diplomados 16 novos professores, que serão responsáveis por manter a história, a tradição e a cultura dos povos originários, no maior território indígena do estado. Segundo dados do Censo, ali vivem 339 indígenas Guarani Mbyá, que ocupam uma área de mais de 2 mil hectares cercada pela Mata Atlântica.
Para a secretária de Educação, Roberta Barreto, o momento é histórico para a educação do Rio de Janeiro. “Estamos orgulhosos e com a sensação de dever cumprido ao promover essa reparação histórica, com a educação indígena nesse colégio, que é considerado o maior colégio indígena do Rio de Janeiro", disse a secretária ao parabenizar os graduados, que agora estão aptos a assumir turmas tanto em sua própria escola quanto em outras unidades da rede.
A turma começou os estudos no colégio estadual Guarani Karai Kuery Renda, em 2018, por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e a UFF, Universidade Federal Fluminense.
A cerimônia de formatura contou com cânticos sagrados, palestra sobre a luta da educação escolar indígena na aldeia, apresentação de capoeira e entrega de certificados, entre outras atividades.
2:04Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera