14/07/2025 às 11:51
Acontece até o próximo sábado (19), a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Recife. A abertura do encontro foi na noite desse domingo (13), com a presença de autoridades dos governos federal, estadual e municipal, além de lideranças científicas e representantes da sociedade civil.
Ao longo da semana serão cerca de 200 eventos, no campus Dois Irmãos, no Recife, entre painéis, mesas-redondas, conferências, apresentações culturais, premiações e atrações científicas interativas. Neste ano, o tema central é “Progresso é ciência em todos os territórios”. A maioria das atividades são de graça, com livre acesso.
Na abertura da reunião, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e ex-ministro da educação, Renato Janine Ribeiro, reforçou o papel histórico da SBPC garantindo a voz da sociedade em todas as suas quase oito décadas de existência.
"Nossa melhor contribuição será enquanto cientistas, pois é a ciência que hoje mais envolve a produção, seja de bens, seja de serviços. É ela também que delineia as melhores estratégias de combate à fome, combate à miséria, combate à injustiça. E é por isso que entendemos ser vital o governo brasileiro reconhecer o papel da ciência".
Desde 1949, a SBPC realiza todos os anos suas reuniões com o objetivo de difundir para toda a população os avanços da Ciência nacional em diversas áreas do conhecimento, além de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação. Um papel que a ministra da Ciência, Luciana Santos, defende ser estratégico para o país.
"Temos que colocar como foco no nosso debate a busca da soberania tecnológica. Não haverá desenvolvimento sem domínio tecnológico, nem justiça social sem democratização do saber. E é por isso que o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação está no centro da estratégia do Governo Federal para reduzir dependências externas, fortalecer a nossa indústria, impulsionar a transformação digital e garantir que os frutos das nossas pesquisas e daquilo que a inteligência nacional é capaz de produzir cheguem a todos os brasileiros e brasileiras".
A reunião Anual da SBPC é o maior evento de ciência da América Latina e são esperadas 20 mil pessoas no encontro, até o próximo sábado (19).
2:20Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera