Sousa/PB -

Extras

Gripe aviária: China e UE restringem exportação de aves do Brasil

Rádio Agência

16/05/2025 às 19:49

Tamanho da Fonte

Baixar

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou, nesta sexta-feira (16), a restrição da exportação de aves de todo o país para China e a União Europeia, após a identificação de um foco de gripe aviária na cidade gaúcha de Montenegro. Agora à tarde, a Argentina também suspendeu a importação de aves brasileiras.

Mas o Ministério esclarece que não há restrição generalizada para exportação de aves criadas no Rio Grande do Sul. Isso porque há acordos sanitários internacionais que reconhecem o princípio da regionalização, restringindo a exportação apenas aos 10 quilômetros de raio do foco de gripe aviária. 

Além disso, alguns outros países que restringem a exportação apenas no limite do município ou estado. Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas já aprovaram esse princípio de regionalização em relação à gripe aviária.

O Ministério da Agricultura reforça a importância de se reconhecer a regionalização para esses casos, já que o Brasil é o maior produtor e exportador de aves do mundo e tem dimensões continentais, com mais de 8 milhões de quilômetros quadrados, mas a decisão de restrição de exportação de todo o país respeita acordos já firmados com a China e a União Europeia.

O governo brasileiro ainda reforça o compromisso do país em seguir rigorosamente os protocolos internacionais estabelecidos, garantindo a segurança e confiança dos parceiros comerciais.

O Ministério da Agricultura também tranquilizou a população brasileira em relação à segurança dos produtos aviários brasileiros, ressaltando que não há qualquer restrição ao consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus é baixo, ocorrendo, na maioria dos casos, entre tratadores com contato intenso com aves infectadas. 

O governo assegura que já foram adotadas as medidas de contenção e erradicação do foco, como abatimento de todas as aves da granja onde o vírus foi encontrado e levantamento de barreira sanitária.

Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal e a Associação Gaúcha de Avicultura disseram haver total transparência em relação à identificação, comunicação e contenção da situação, que, segundo elas, é pontual e não representa risco ao consumidor.

FILE PHOTO: Chickens sit in cages at a farm, as Argentina's government adopts new measures to prevent the spread of bird flu and limit potential damage to exports as cases rise in the region, in Buenos Aires, Argentina February 22, 2023. Reuters/Mariana Nedelcu/Proibida reprodução FILE PHOTO: Chickens sit in cages at a farm, as Argentina's government adopts new measures to prevent the spread of bird flu and limit potential damage to exports as cases rise in the region, in Buenos Aires, Argentina February 22, 2023. Reuters/Mariana Nedelcu/Proibida reprodução
© Reuters/Mariana Nedelcu/Proibida reprodução
Geral Vírus foi identificado em granja comercial no Rio Grande do Sul Brasília 16/05/2025 - 19:49 Bianca Paiva / Paulliny Fernandes Gésio Passos, da Rádio Nacional Gripe Aviária sexta-feira, 16 Maio, 2025 - 19:49 2:33

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera