15/05/2025 às 21:26
A campanha de vacinação contra a gripe no Distrito Federal foi estendida para toda a população a partir dos 6 meses de idade, medida que começa a valer na próxima segunda-feira, dia 19.
Karine Castro, gerente substituta da Rede de Frio do Distrito Federal, explica que a campanha era dirigida apenas a pessoas de grupos prioritários:
“A estratégia de vacinação contra a influenza elaborada pelo Ministério da Saúde para o ano de 2025 contemplava crianças abaixo de 6 anos, idosos, gestantes e participantes de grupos prioritários, como pessoas portadoras de comorbidades, que são os doentes crônicos, professores, profissionais de saúde, entre outros”.
Karine também ressaltou a importância de levar a vacinação para toda a população:
“A vacinação de todas as pessoas é importante, pois ajuda na proteção dos indivíduos mais suscetíveis às infecções que não tiveram a oportunidade de se vacinar. A vacina contra a gripe está de disponível em todas as unidades básicas de saúde do Distrito Federal”.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a ampliação do alcance da campanha tem como objetivo aumentar o número de pessoas imunizadas contra a gripe, além de diminuir as complicações e também as internações e mortes causadas pelo vírus influenza.
Para se vacinar, é preciso ter em mãos um documento de identificação e, se possível, a caderneta de controle de vacinação.
Atualmente, o vírus influenza é o principal causador do aumento de mortes por doenças respiratórias no Brasil, segundo a Secretaria de Saúde do DF. A vacina contra o vírus é atualizada todos os anos, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde. O imunizante protege contra a H1N1, H3B2 e B.
*Com supervisão de Roberto Piza
Para ler no celular, basta apontar a câmera