Sousa/PB -

Extras

Selo permitirá monitorar ciclo de reciclagem do plástico

Rádio Agência

14/05/2025 às 10:33

Tamanho da Fonte

Baixar

O consumidor já pode acompanhar todo o ciclo do material reciclado - desde a origem dos resíduos até a reintrodução no mercado como novos produtos. E, assim, confirmar se o produto contém plástico reciclado. O rastreamento do caminho dos plásticos reciclados é feito a partir do Selo de Rastreabilidade, lançado durante evento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e da Abiplast, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico, nessa terça-feira (13/5), na capital paulista.

Essa autenticação é direcionada a empresas recicladoras e transformadoras de plástico, que querem oferecer a rastreabilidade de seus produtos aos seus clientes. Também foi apresentado o Selo de Conteúdo Reciclado, voltado para marcas e indústrias que utilizam plástico reciclado em seus produtos.

Esses dois selos se baseiam na plataforma Recircula Brasil, lançada no ano passado pelas entidades e que permite o monitoramento de todo o ciclo do material reciclado. As empresas interessadas no Selo de Rastreabilidade já podem fazer a solicitação à Abiplast. Para rastrear a cadeia de fornecimento do material reciclado, a plataforma utiliza informações das notas fiscais eletrônicas. Assim, o sistema consegue atestar a origem dos materiais e confirmar que o produto contem plástico reciclado.

De acordo com a Abiplast, a plataforma Recircula Brasil já rastreou 304 fornecedores de resíduos ou resina plástica com conteúdo reciclado, localizados em 11 estados brasileiros, com destaque para Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. A plataforma também mapeou cerca de 1,5 mil clientes, distribuídos em 20 estados.

A ABDI informou que, além de oferecer segurança jurídica às empresas, a plataforma Recircula Brasil garante transparência aos consumidores e, sobretudo, o acesso de produtos brasileiros aos mercados internacionais que executam barreiras não tarifárias.

*Com informações da Agência Brasil.

Máquinas coletoras de resídios para reciclagem em ação educativa pelo Dia Mundial do Meio Ambiente no Aterro do Flamengo. Máquinas coletoras de resídios para reciclagem em ação educativa pelo Dia Mundial do Meio Ambiente no Aterro do Flamengo.
© Fernando Frazão/Agência Brasil
Meio Ambiente Consumidor poderá conferir se o produto contém material reciclado. Rio de Janeiro 14/05/2025 - 10:33 Sâmia Mendes / Rilton Pimentel Cristiane Ribeiro* – Repórter da Rádio Nacional Plástico reciclagem Rastreabilidade Abiplast Recircula Brasil quarta-feira, 14 Maio, 2025 - 10:33 2:24

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera