14/05/2025 às 15:30
Pelo menos 45 pessoas foram presas em flagrante ou preventivamente; e mais de 130 mandados de busca e apreensão cumpridos. Esse é o balanço parcial da segunda fase da Operação Integral, deflagrada nesta quarta-feira (14/5) pela Polícia Federal. O alvo foram pessoas que armazenavam, compartilhavam, produziam ou vendiam material virtual de abuso sexual de crianças e adolescentes. Computadores, HDs e demais dispositivos eletrônicos foram encaminhados para a perícia.
Os mandados foram cumpridos em todo o país. Na Bahia, por exemplo, foram 14. Durante as buscas, os policiais chegaram a identificar e a resgatar duas crianças vítimas de abuso. Já em Porto Alegre, um homem de 62 anos foi preso por armazenamento de imagens de abuso sexual infantil.
No Amazonas, a delegada de repressão a crimes cibernéticos da Polícia Federal, Letícia de Holanda, fala do mandado que foi cumprido.
“Aqui no Amazonas, nós cumprimos um mandado de busca e apreensão em desfavor de um homem de 58 anos pelo crime de compartilhamento de cena contendo abuso sexual infantil. Os dispositivos eletrônicos encontrados na residência desse indivíduo foram apreendidos e eles seguem agora para a perícia técnica onde ficará a cargo da justiça as próximas fases em relação a esse criminoso.”
A segunda fase da Operação Integral foi deflagrada às vésperas do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, neste domingo, dia 18.
Mas o combate a esse tipo de crime dura o ano inteiro. Para se ter uma ideia, de janeiro a abril foram cumpridos 612 mandados. São mandados de prisão que estavam pendentes de cumprimento contra foragidos da Justiça.
Para ler no celular, basta apontar a câmera