10/05/2025 às 16:59
Agentes da Receita Federal, Polícia Militar, Procon e da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor apreenderam mais de 100 mil itens de vestuário, calçados, acessórios e perfumes falsificados que estavam sendo comercializados em lojas na cidade do Rio de Janeiro.
A operação Veritas, que significa verdade em latim, é uma continuidade do trabalho que vem sendo feito no estado para tirar de circulação produtos sem nota fiscal e adquiridos de forma ilícita.
O secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, lembrou que, somente no ano passado, o contrabando, as falsificações e a pirataria produziram um prejuízo de R$ 500 bilhões para a economia brasileira, segundo dados do Fórum Nacional Contra a Pirataria. E que esse dinheiro é usado para financiar organizações criminosas.
Ainda segundo Fonseca, os itens mais contrabandeados são de vestuário, bebidas e combustíveis.
A operação realizada na capital fluminense na sexta-feira teve a participação de representantes de marcas nacionais e internacionais, que ajudaram na identificação dos produtos com indícios de falsificação.
Para ler no celular, basta apontar a câmera