10/05/2025 às 17:37
O presidente Lula afirmou, neste sábado (10), que nenhuma vítima das fraudes no INSS ficará prejudicada e que o governo não fez pirotecnia nem carnaval nas investigações.
Lula deu a declaração antes de embarcar de Moscou, na Rússia, para Pequim, na China.
Segundo o presidente, a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) conseguiram desmontar, com inteligência e sem nenhum alarde, uma quadrilha que atuava desde 2019 no país.
“Esse é um assunto que eu evito comentar, porque está na mão da Polícia Federal, da Advocacia-Geral da União, da Controladoria-Geral da República e da Justiça. As vítimas não serão prejudicadas. Quem vai ser prejudicado são aqueles que um dia ousaram explorar o aposentado e o pensionista brasileiro”.
O presidente Lula ressaltou a seriedade das investigações: “você poderia ter feito uma pirotecnia e não ter apurado. Como a gente quis apurar com muita seriedade, tanto a CGU como a Polícia Federal foram a fundo na exploração, para chegar no coração da quadrilha. Se tivessem feito um carnaval há um ano, possivelmente teriam parado no carnaval. É importante saber: uma quadrilha que foi criada em 2019”.
Ouça mais:
9 milhões de aposentados e pensionistas serão notificados pelo INSS
INSS vai devolver descontos indevidos de abril para aposentados
Lula explicou que o dinheiro das associações será usado para ressarcir os aposentados e pensionistas que tiveram os descontos indevidos. “Aquelas entidades que roubaram vão ter seus bens congelados. Desses bens, vamos repatriar o dinheiro para pagar as pessoas”, afirmou.
“O que eu acho mais grave é que não foi dinheiro dos cofres públicos. Esse dinheiro estava no bolso do aposentado quando alguém pediu para descontar do salário dele. Então o crime foi um assalto a aposentados, aposentadas e os pensionistas desse país. É isso que nos deixa mais revoltados. E por isso vamos a fundo para saber quem é quem nesse jogo”.
Na próxima terça-feira, dia 13, o INSS começa a notificar 9 milhões de beneficiários que tiveram descontos em mensalidades de filiação a associações ou sindicatos. O contato será feito por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo número 135.
Caso a pessoa não tenha autorizado os descontos, o INSS notificará a entidade para que em 15 dias dê explicações. Se não comprovar, a associação ou sindicato terá de devolver os recursos para que o INSS repasse ao cidadão.
Para ler no celular, basta apontar a câmera