Sousa/PB -

Extras

Brasil acolhe eleição do papa Leão XIV com coração aberto, diz CNBB

Rádio Agência

08/05/2025 às 19:51

Tamanho da Fonte

Baixar

O Brasil acolhe a eleição do papa Leão XIV com o coração aberto. A afirmação está na mensagem de saudação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ao Santo Padre. Para a CNBB, é preciso caminhar em comunhão com Leão XIV e com o espírito missionário. Isso para fazer da Igreja, cada vez mais, uma casa de portas abertas, onde todos se sintam acolhidos, amados e valorizados, especialmente os pobres.

Na mensagem, a CNBB pediu ainda para que o Espírito Santo guie as decisões do novo papa, fortalecendo a missão de unidade, amor e esperança para todos os povos como um verdadeiro pastor, segundo o coração de Cristo.

De acordo com o secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, o papa Leão XIV deve seguir mais do que a linha de Francisco, mas a linha dos últimos papas:  

“Todos os papas, nos últimos anos, estavam se dedicando a esse fortalecimento do diálogo, da paz e, principalmente, cuidado com os mais vulnerabilizados, cuidado com os pobres. O papa Leão XIV conhece a realidade latino-americana. Trabalhou num país que é também vulnerabilizado. Então, ele sabe exatamente quais são as grandes necessidades”.

De acordo com o secretário-geral da CNBB, o fato de o novo papa ser norte-americano e já ter feito críticas ao presidente Donald Trump não significa dificuldade de diálogo: “São mais de 80 conflitos no mundo. Com esse início do pontificado dele apontando ‘a paz esteja com vocês’, ele nos mostra e nos convida que é preciso retomar esta doutrina social da Igreja, que tem como objetivo fundamental o diálogo entre as nações e o bem comum”.

Em relação a grupos vulnerabilizados, como LGBTQIA+, Dom Ricardo destacou que, muito mais do que uma bandeira de gênero, a Igreja vem caminhando para a dignidade da pessoa humana. Ele também lembrou que o papa Francisco assinou um tratado que dizia exatamente esta frase: “Deus criou todos os homens e mulheres na mesma dignidade”.

Brasília, (DF) 21/04/2025 - Coletiva da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre a morte do Papa Francisco. Mesa: Bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília, (DF) 21/04/2025 - Coletiva da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre a morte do Papa Francisco. Mesa: Bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Geral Conferência destaca ser preciso caminhar em comunhão com novo papa Brasília 08/05/2025 - 19:51 Roberto Piza / Rafael Guimarães Oussama El Ghaouri – Repórter da Rádio Nacional Papa Leão XIV CNBB LGBTQIA+ Donald Trump Dom Ricardo Hoepers quinta-feira, 8 Maio, 2025 - 19:51 2:17

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera