08/05/2025 às 20:35
Depois de quatro votações em dois dias de conclave, o Vaticano anunciou, nesta quinta-feira (8), por meio da fumaça branca na Capela Sistina, que um novo papa foi eleito. É o cardeal Robert Francis Prevost (69). Ele escolheu o nome Leão XIV para o seu pontificado.
O novo líder da Igreja Católica é o primeiro papa dos Estados Unidos da história. Robert Prevost foi o escolhido no segundo dia do conclave por 133 cardeais. A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina por volta das 14h, no horário de Brasília, 19h no Vaticano.
Em seguida, o cardeal Angelo Mamberti citou o nome do novo pontífice e falou a famosa frase Habemus Papam, que significa “Temos Papa”, em latim.
Em seu discurso na sacada da Basílica de São Pedro, para uma multidão de fiéis, o novo papa Leão XIV primeiro agradeceu o legado do seu antecessor Francisco e fez um chamado de paz à comunidade católica.
"Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse em nossos corações, chegasse às nossas famílias, a todas as pessoas, onde quer que estejam, a todos os povos, a toda a terra. A paz esteja convosco."
O Papa Leão XIV pregou uma Igreja que caminhe sem medo, de mãos dadas com Deus e uns com os outros. Discursou também lembrando princípios cristãos e a intenção de construir pontes com diálogo.
"Ajudem-nos a construir pontes, com diálogo, com encontro, todos juntos, como um único povo, sempre em paz", disse o novo pontífice.
Nascido em 1955, em Chicago, nos Estados Unidos, Robert Francis Prevost ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em 1977. É conhecido por sua atuação missionária no Peru, nos anos 1980, onde aprendeu espanhol e se aproximou dos fiéis latino-americanos da Igreja. Também é tido como mais progressista do que outros cardeais americanos.
O historiador e professor de Ciências da Religião, Rodrigo Copp, explica que a escolha do nome Leão é bem representativa. Leão XIII, o último papa Leão, foi nos seus 35 anos de pontificado, até 1903, um papa inovador para sua época, buscando conciliar a tradição da Igreja com os desafios do mundo moderno.
"O que é interessante, primeiro, a Igreja continua deslocando seu centro geográfico. Continua na América, o papado. Prevost é um norte-americano com cidadania peruana, viveu por volta de 24 anos na América Latina. Então é um Papa que me parece que vai buscar essa ponte entre tradição e renovação", afirmou.
Leão XIV é o quarto papa que vemos no século 21, o terceiro a tomar posse nos últimos 20 anos e o mais novo deles. Em 2005, o papa Bento XVI tinha 78 anos quando assumiu o pontificado. Em 2013, o papa Francisco estava com 76 anos e cumpriu um papado de 12 anos até falecer no dia 21 de abril.
Agora um novo pontificado se inaugura com a chegada de Leão XIV ao mais alto posto da Igreja Católica.
Para ler no celular, basta apontar a câmera