Sousa/PB -
Programação

Comarcas de Cajazeiras, Sousa e Patos participam da Campanha de Combate ao Assédio no Ambiente de Trabalho

Programação foi aberta dia 5, no Fórum Cível da Capital e contou com a participação de magistrados, servidores e colaboradores das unidades judiciárias

Por Redação do Reporterpb

08/05/2025 às 19:52

Imagem Palestras movimentaram a Comarca de Sousa

Palestras movimentaram a Comarca de Sousa ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

Dando seguimento à programação, a Campanha de Combate ao Assédio no Ambiente de Trabalho do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), segue o cronograma, ofertando serviços de saúde e ações de conscientização a magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) das unidades judiciárias espalhadas pelo estado.

Entre os dias 06, 07 e 08, as atividades abrangeram as Comarcas de Cajazeiras, Sousa e Patos. O objetivo é promover o debate e conscientizar de que o assédio não é legal e atinge a saúde mental de quem é vítima.

Os trabalhos integram a Semana de Combate ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e apoiada pelo TJPB, por meio da Comissão de Prevenção e Enfrentamento aos Assédios (Compead), presidida pela desembargadora Túlia Gomes de Souza Neves.

A campanha, que teve início na segunda-feira (05), no Fórum Cível de João Pessoa e termina nesta sexta-feira (09), na Comarca de Campina Grande, seguindo a campanha do CNJ. No entanto, a programação preparada pela Compead, na Paraíba, se estende até o dia 23, e, até lá, serão realizadas ações nas comarcas de Belém, Itabaiana, Soledade, Picuí e Cabedelo.

Os atendimentos envolvem a Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) e a unidade integrante da Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal. A gerente da Gevid e membro da Compead, Valéria Beltrão, ressaltou a importância do trabalho de prevenção e enfrentamento aos assédios e discriminação.

“A adesão de todos e todas tem sido extremamente satisfatória. Estamos felizes, pois a semente está sendo semeada, levando a reflexão sobre atitudes mais empáticas, capazes de gerar uma melhor qualidade de vida no trabalho, evitando práticas inadequadas e abusivas”, pontuou Valéria Beltrão.

Serviços - Nas sedes dos respectivos fóruns são executados atendimentos de aromaterapia, musicoterapia, aferição de pressão, batimentos cardíacos e glicemia, auriculoterapia, acupuntura, orientações ergonômicas, dentre outros. Acontecem também rodas de conversas, escutas psicológicas e orientações sobre direitos e processos, na área de saúde.

Ainda, na programação do evento, membros da Compead ministram palestras sobre as bases legais e o fluxograma acerca de como podem ser geradas as notícias de assédios e discriminações. Conforme informações da Comissão, as visitas às comarcas têm sido muito proveitosas e a execução da Campanha de Combate ao Assédio no Ambiente de Trabalho do TJPB tem demonstrado bons resultados; um deles é o cumprimento da meta determinada pelo CNJ.

Prorrogada -  A pesquisa da Compead voltada aos magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) do Poder Judiciário estadual, que seria encerrada nesta sexta (09), foi prorrogada até o dia 23 de maio.

A finalidade do questionário é auxiliar os trabalhos da Compead, com a construção de um ambiente institucional mais justo, seguro e acolhedor para todos e todas que integram o Judiciário estadual paraibano.

Fonte: Tribunal de Justiça da Paraíba

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.