04/03/2024 às 22:45
Fábio Tyrone, Zé Célio, e Helder Carvalho ‧ Foto: reprodução
Zé Célio, ex-vice-prefeito, é de fato uma liderança política em Sousa, construída aos méritos pessoais nesta última duas décadas no Município.
Tudo começou nos anos 2000, quando Dr. Zé Célio disputou a primeira eleição para prefeito, tendo como vice, Professora, Ângela Gonçalves, esposa de Dr. Mozart. Sem êxito. Não desistiu da vida pública. Eleito Vice-prefeito em 2012 com André Gadelha, Prefeito. No decorrer do mandato, brigou politicamente, e saiu do Grupo Gadelhista.
Em 2016, apoiou a candidatura a prefeito da oposição encabeçada por Tyrone, e Zenildo, a pedido, do então, governador, Ricardo Coutinho. Dias depois da eleição, arengou politicamente com Tyrone. Em 2018 foi candidato a Deputado Estadual, conquistou mais de 10 mil votos dos sousenses, peça fundamental para o infortúnio político dos deputados: Lindolfo, (apoiado por Tyrone), e Renato Gadelha, (apoiado por André Gadelha), candidatos a reeleição.
Em 2020, se reconcilio, e apoiou a reeleição de Fábio Tyrone e Zenildo para prefeito de Sousa, contra a candidatura de Leonardo Gadelha, tendo como vice, Mirian Gadelha. Em 2022, já intrigado politicamente com Tyrone, voltou a disputar para deputado estadual, ficando na casa de pouco mais de 9 mil votos, tornando-se empecilho novamente para Lindolfo Pires que ficou na suplência para deputado estadual, e problemas para André Gadelha, que também ficou na suplência.
Em novembro de 2023, Zé Célio, esquece o passado, tem reencontro com o Prefeito Fábio Tyrone, e aceita ser o candidato a vice-prefeito na chapa oficial do governo municipal.
Neste ponto do jogo, algumas situações surgem, e, logo, são percebidas por Dr. Zé Célio. O anúncio em seguida feito pelo médico a imprensa do convite do Prefeito a ele para ser vice na chapa, gerou uma onda de rejeição tremenda no Grupo, que motivou o líder da bancada, Aldeone Abrantes usar a Tribuna da Câmara para auto se lançar, e proclamar pré-candidato a vice-prefeito, e teve logo simultaneamente, apoio de toda bancada governista, excerto, Vereadora, Bruna Veras.
Diante de todos os fatos ocorridos, nenhuma voz se levantou do Governo para lhe defender (estranho). Aqui, houve, nitidamente, retração do médico ao projeto.
O tempo passa, e chega o dia 27 de janeiro de 2024, dia em que Dr. Helder Carvalho, chefe de gabinete, é oficializado, pré-candidato a prefeito do Grupo por Fábio Tyrone no auditório do Procon Municipal. Imediatamente, é notada a ausência do médico, Dr. Zé Célio, em tese, o companheiro de chapa, justamente no gran momento de todo o Grupo. (O que houve com Zé Célio?)
Na cronologia no tempo, no dia 07 de fevereiro de 2024, para acabar qualquer especulação da desistência de Zé Célio do convite feito para ser vice, Fábio Tyrone, e Helder Carvalho, se reúnem com Dr. Zé Célio, e publicam fotos se pacificação. (Até aqui continua sem nenhuma fala de apoio das lideranças situacionistas, incluindo do próprio médico que reservou o direito do silêncio).
Atualmente, Dr. Zé Célio é mantido como pré-candidato a vice-prefeito na chapa com Dr. Helder Carvalho, mas os analistas políticos locais sentem a falta de vozes de lideranças dos quadros do governo municipal, reverberando positivamente o nome de Dr. Zé Célio dando-lhe bem-vindo, pelo menos, de forma pública ao projeto governista.
Portanto, diante a linha cronológica pautada pelo tempo na vida pública por Dr. Zé Célio, muitos querem saber: qual o tamanho da importância do médico para o Grupo do Prefeito Fábio Tyrone? Dr. Zé Célio é de fato reconhecido como liderança? Caso, seja: por quer ainda não se ouviu, lideres situacionistas fazerem qualquer elogio, ou referência positiva a sua chegada no Grupo do Prefeito Fábio Tyrone.
Os observadores políticos locais entendem que mesmo com todo um arredio, (sem compreensão), ou sem afeto, ou demonstração aparentemente pública da importância de Dr. Zé Célio na atual conjectura política local, é de reconhecer que o médico tem lá seus prestígios junto à população sousense, os quais, sabendo usá-los, podem surtir efeitos devastadores, tanto de um lado da face da moeda, como da outra.
Tenho Dito
Pereira Júnior
Editor do Portal REPORTERPB, Marketing, Comunicador, e Analista político

Para ler no celular, basta apontar a câmera




