Sousa/PB -
castramovel

Secretaria de Saúde rebate Conselho Veterinário, e mostra provas de autorização de operacionalidade do Castramovel; Leia

A Secretaria de Saúde do Município de Sousa, encaminhou ao Portal REPORTERPB Nota em que esclarece o funcionamento do Castramove

Da Redação Repórter PB

10/08/2020 às 10:49

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A Secretaria de Saúde do Município de Sousa, encaminhou ao Portal REPORTERPB Nota em que esclarece o funcionamento do Castramovel.

Na semana passada o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba encaminhou outra Nota a Redação deste Portal “desmentindo” publicação do funcionamento deste importante controle canino para a Sociedade.

No entanto, o Diretor de Vigilância Sanitária do Município de Sousa, Edson Fernandes esclarece aqui em Nota Oficial que tem autorização para que os trabalhos do Castramovel esteve em operacionalidade.

LEIA MAIS - Projeto de Castração dos Animais no Canil Municipal de Sousa é iniciado

LEIA MAIS - Conselho Regional de Medicina Veterinária nega em Nota que tenha autorizado os serviços do Castramovel em Sousa


Leia a Nota



NOTA

O Departamento de Vigilância em Saúde do Município de Sousa por meio da Coordenação de Vigilância Ambiental – Controle de Zoonoses – Canil Municipal,  vem exclarecer os fatos noticiados na imprensa local e mídias sociais vinculadas ao Conselho Regional de Medicina Veterinaria da Paraíba – CRMV-PB, dando conta da não autorização do orgão para inicio das atividades de castração no Município de Sousa-PB.



De premisa é dever informar que o município de Sousa por meio da Secretaria de Saúde bem como pelo  Departamento de Vigilância em Saúde, vem empreendendo esforços para a resolução de uma antiga problemática local no tocante ao elevado número de animais nas ruas desta urbe, fato notório. Logo no início da gestão foi autorizada a construção do Canil Municipal, bem como, aquisição de uma unidade de Castração Intinerante com a finalidade técnica de conter a superpopulação canina em nossa cidade por meio de castração canina.



O município de Sousa realizou a compra de todos equipamentos necessários, contratou profissional médico veterinário qualificado, responsável pelo acompanhamento das ações e gerenciamento técnico do Canil Municipal, bem como firmou parceria com profissionais liberais e entidades públicas com o escopo de produzir por meio responsável e ético as cirurgias de castração, único meio capaz de conter o crescente número de cães que perambulam pelas ruas da cidade.



Dito isto, nossa acessoria técnica buscou junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba – CRMV-PB, o registro de nossa Unidade de Saúde e a Inscrição de Responsabilidade Técnica de Dr. JANIO PEREIRA VIRGÍNIO com a finalidade de acompanhar as atividades do Canil bem como das ações de castração.



O municipio de Sousa desde outubro de 2019 vem tentando regularizar e obter as licenças necessárias para o inicío das castrações, no ultimo dia 17 de Julho o nosso projeto passaria por avalição junto a plenária do CRMV-PB que foi adiada com a justificativa da ausencia do relator do projeto, sendo reagendado para o dia 24 de Julho data em que nosso Responsável Técnico compareceu ao Conselho com o intuito de exclarecer eventuais questionamentos que por ventura ocorrecem durante a plenaria, foi solicitado um complemento ao projeto, indicar a relação de profissionais e medicamento que seriam utilizados durante as cirurgias, o que foi feito. Informalmente o nosso Reponsável técnio em conversa com o Relator Dr. Ricardo, membro do conselho, AUTORIZOU O INCÍO DAS ATIVIDADES DE CASTRAÇÃO, haja vista que nenhuma duvida existia no projeto, não sendo razoavel impedir o inicio dos trabalhos.



Sendo assim, o Municipio de Sousa entende que buscou todos meios legais necessarios para o inicio do projeto de castração, construiu um canil, equipou sua unidade móvel de castração, contratou profissional Responsável Técnico, realizou licitação para compra de medicamentos, aquisição de material cirurgico, submeteu projeto com os exclarecimentos necessários ao Conselho Regional de Medicina Veterinária e por fim iniciou suas atividades com o consentimento do membro relator Dr. Ricardo no dia 24 de julho de 2020.



Buscamos atender o anseio social protegendo a saúde da coletividade, como tambem, estamos ofertando dignidade e bem estar aos cães errantes que lotam as ruas de nosso município.



Sousa-PB, 10 de Agosto de 2020.



EDSON N. FERNANDES
DUARTE
Diretor de Vigilância em Saúde

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.