Sousa/PB -
leite

Em Sousa, Seminário debateu sobre bacia do leite saudável na Região Nordeste; Fotos e Vídeos

Sousa sediou nos dias 04 e 05 de julho de 2018, o I Seminário do Programa Mais Leite Saudável da Região Nordeste.

Da Redação Repórter PB

05/07/2018 às 16:40

Ads 970x250
Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da Fonte

Sousa sediou nos dias 04 e 05 de julho de 2018, o I Seminário do Programa Mais Leite Saudável da Região Nordeste.

O evento ocorreu no auditório Enilde Figueiroa nas dependências do Lacínio Belo Vale (ISIS) com as presenças do Superintendente Federal do Ministério da Agricultura da Paraíba, Lúcio Mattos, dos Fiscais Federais Agropecuário do Ministério da Agricultura em Brasília, Bruno Leitte, e Antônio Hibernon da Silva, do Professor do Departamento de Zootecnia da UFRPE Marcelo de Andrade Ferreira, do Sindicato Rural de Sousa, Tiburtino Cartaxo, da vice-presidente do G-100 ( Associação Brasileira de Médias Cooperativas Empresas Laticínios) Isis Madruga, do terceiro vice-presidente do G-100, e também do vice-presidente do SindiLeite de Goiás, Ananias Justino Jaime, do Diretor Executivo do Lacticínios Belo Vale, Thiago Guedes, e o representante do SANAI na Paraíba, João Paulo Pereira



O Seminário teve como objetivo incentivar outros laticínios da Região a seguir o exemplo e investir na cadeia produtiva do leite dando ao produtor um melhor rendimento e uma melhor qualidade de vida.



O programa Leite Saudável foi idealizado pela política Leiteira do Laticínio Belo Vale, fabricante dos produtos ISIS, promovendo a gestão consciente, boas práticas agropecuárias e a capacitação profissional dos seus produtores/parceiros. Custeado por uma parceria entre a ISIS, e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, em face dos ótimos resultados alcançados, este programa foi adotado como padrão para a região nordeste.



Os debates durante as plenários dos mais acalorados entre os produtores de Leite de várias partes do Nordeste, entre elas: RN, PB, BA, GO, DF, SP, PE e CE que discutiam alternativas viáveis para manter e crescer suas bacias leiteiras, acima de tudo, descobrindo meios e tecnologias para sustentar o homem no campo, assim fortalecer essa cadeia produtiva no semiárido nordestino.



Entre tantas alternativas para sustentar o rebanho bovino na bacia leiteira, falou-se da experiência do projeto mantido pelo Ministério da Agricultura no Município de Sousa, aonde se fazem experimentos do cultivo da palma como meio de mantimento do rebanho, cujo resultado é muito êxito, podendo se estender para outros produtores sertanejos. Em outras regiões deu certo o experimento.



O Diretor Executivo do Lacticínios Belo Vale Thiago Guedes, ressaltou que sonha ter no semiárido do sertão da Paraíba a maior bacia leiteira do Nordeste pelo fato de ser perfeitamente viável, para tanto, as experiências avançam, e os resultados alcançados são os melhores possíveis, portanto o Seminário do Programa Mais Leite Saudável da Região Nordeste só vem comprovar aquilo que os produtores já vivenciam. “Para cada litro de leite produzido, representa três empregos garantidos nesta cadeia produtiva”, resumiu Thiago Guedes.



Os participantes durante intervalo de 30 minutos puderam conhecer parte dos processamentos do Completo Industrial dos Produtos ISIS, reconhecidos no Brasil inteiro. Muito se surpreenderam com os equipamentos em funcionamento e sua produção.



Dentro de tantas experiências de lacínios no Nordeste, o prefeito de Cortes no Pernambuco, Zona da Mata, José Reginaldo Morais dos Santos participou do Seminário esperançoso que no seu município com pouco mais de 7 mil habitantes recebesse a implantação de uma Indústria de Lacticínios. As pessoas vivem do plantio da cana-de-açúcar, porém essa cadeia produtiva não está mais em atividade. O Gestor de Cortes/PE espera que também essa Bacia Leiteira do Nordeste possa trazer renda e esperança para a sua gente que na maioria vive da ajuda da Bolsa Família, e Ações Sociais da Prefeitura. “Estamos aqui a busca de levar trabalho, renda e dignidade a nossa gente. Acreditamos no fortalecimento da bacia leiteira do Nordeste”, disse o Prefeito.



Durante o Seminário foi registrado a presença do Prefeito Guilherme da Cunha Madruga do Município de Cuitegi, Brejo Paraibano.

O Seminário teve a coordenação de Wescley Santos, que iniciou o evento com sua palestra ressaltando a importância do cultivo da palma no semiárido. O Cerimonial ficou sobre a responsabilidade de Kaline Formiga.

VEJA MAIS FOTOS AQUI DO EVENTO

Assista Vídeos

 

..............................

........

............................

..................

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.