11/07/2025 às 05:40
A Polícia Militar da Paraíba deu início na última terça-feira (7), ao V Estágio em Ações Preventivas – Módulo Patrulha Maria da Penha, no município de Patos-PB. A formação está sendo realizada no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), reunindo 38 profissionais, entre policiais militares, policiais civis e técnicas dos Centros de Referência dos municípios de Patos e Santa Luzia.
Com carga horária de 80 horas, a capacitação aborda conteúdos fundamentais sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres e tem como objetivo preparar o efetivo que atuará no Programa Integrado Patrulha Maria da Penha (PIPMP), na cidade de Patos e em outros 21 municípios da região.
O estágio integra o conjunto de ações determinadas pelo Governo do Estado da Paraíba para a implantação de uma nova sede do PIPMP no sertão paraibano, fortalecendo a rede de proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A nova estrutura permitirá um atendimento multiprofissional qualificado, desde o acolhimento inicial até o acompanhamento das medidas protetivas deferidas pelo Poder Judiciário.
A Capitã Gabriela, comandante estadual da Patrulha Maria da Penha, destacou a importância da expansão do programa. “A chegada de mais uma sede da Patrulha Maria da Penha é um valioso instrumento de proteção, que garante às mulheres maior segurança e dignidade. A atuação integrada da Polícia Militar e da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana fortalece o enfrentamento à violência de forma eficaz e humanizada”, ressaltou.
Com essa iniciativa, a Polícia Militar da Paraíba reafirma seu compromisso com a proteção dos direitos humanos e a promoção da segurança pública com foco na prevenção e no cuidado com as vítimas.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera