11/07/2025 às 09:30
Estudantes das cidades Santa Rita, Bayeux, Cruz do Espírito Santo, Sapé e Sobrado receberam, nessa quinta-feira (10), os kits do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA). O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), realizou a entrega de 260 kits nesses cinco municípios paraibanos. Nesta sexta-feira (11), a distribuição dos kits prossegue e contempla estudantes dos municípios de Alhandra, Pitimbu e Pedras de Fogo.
As entregas contam com a participação de gestores, secretários municipais de Meio Ambiente e Educação, além de professores das escolas contempladas.
Para a secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, o Agente Jovem Ambiental representa uma ferramenta fundamental para a formação de multiplicadores ambientais no estado. “O programa tem como objetivo formar cidadãos mais atentos às problemáticas que o meio ambiente vem enfrentando e, principalmente, para que eles sejam multiplicadores e propaguem aquilo que estão aprendendo no curso em suas casas, escolas e comunidades”, destacou a secretária.
Em Santa Rita, a entrega aconteceu na Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Professor Luís de Azevedo Soares, instituição que apresenta o maior número de alunos selecionados para o projeto.
Incentivo – A professora de Geografia, Dayane Guilherme, que atuou como incentivadora do programa na escola, lembra como conheceu a iniciativa e sua importância para os estudantes. “Conheci o AJA através das plataformas digitais e me interessei ainda mais quando descobri a metodologia adotada. A partir disso, juntamente com o diretor, iniciamos a divulgação do projeto na escola”, explicou.
Para a educadora, o programa representa uma ampliação significativa das formações oferecidas aos jovens. “Hoje temos um leque muito grande de oportunidades através desses projetos. Os projetos da Secretaria são extremamente inovadores. Os estudantes podem viajar, conseguir bolsas. Isso é muito bom não só profissionalmente, mas também socialmente, para a formação deles”, observou Dayane Guilherme.
A estudante Ariel Nascimento, que conheceu o projeto através da professora Dayane, demonstrou entusiasmo pela oportunidade. Ela relatou experiências anteriores da escola com projetos ambientais. “Aqui na escola já tivemos clube de jardinagem e uma semana de meio ambiente. Meu grupo desenvolveu um projeto para reutilizar alimentos na escola para que esses alimentos fossem utilizados como fertilizantes para as árvores daqui”, contou.
A jovem também compartilhou suas expectativas para o curso. “Minha expectativa está muito alta. Minha mãe me criou sempre no meio das plantas e eu quero muito aprender sobre o meio ambiente”, declarou Ariel.
Programa - O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) que visa formar jovens multiplicadores da consciência ambiental no estado da Paraíba. O programa oferece formação técnica e prática em questões ambientais, capacitando estudantes para atuarem como agentes de transformação em suas comunidades.
As aulas já iniciaram e os alunos selecionados podem acessar o conteúdo e acompanhar as atividades através do site: www.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera