Sousa/PB -
Evento

SES promove qualificação em Diabetes Mellitus para profissionais da Atenção Primária à Saúde

O evento aconteceu no auditório da Escola de Serviço Público da Paraíba (Espep), em João Pessoa.

Por Redação do Reporterpb

02/10/2025 às 18:45

Ads 970x250
Imagem SES promove qualificação em Diabetes Mellitus para profissionais da Atenção Primária à Saúde

SES promove qualificação em Diabetes Mellitus para profissionais da Atenção Primária à Saúde ‧ Foto: Secom

Tamanho da Fonte

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (GEVS) e do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (NDANTS), realizou, nesta quinta-feira (2), a Qualificação para a Prevenção e Controle do Diabetes Mellitus, voltada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde dos municípios da 1ª Macrorregião de Saúde. O evento aconteceu no auditório da Escola de Serviço Público da Paraíba (Espep), em João Pessoa.

O objetivo da qualificação é fortalecer a linha de cuidado do diabetes, com foco na prevenção, diagnóstico precoce, controle, monitoramento e promoção do autocuidado, contribuindo para uma assistência mais resolutiva e humanizada.

De acordo com a chefe do NDANTS, Gerlane Carvalho, na Paraíba, em 2025, segundo a pesquisa do Ministério da Saúde para monitorar a frequência e a distribuição de fatores de risco e proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Vigitel), a estimativa de diabetes da população adulta, acima de 20 anos, é de 7,2%, o que representa um total de 216.297 paraibanos.

Essa qualificação em Diabetes Mellitus reforça a importância da parceria com os municípios, que têm papel fundamental na implementação das ações na ponta, garantindo que o cuidado chegue de forma efetiva à população”, destacou. 

As internações por diabetes mellitus, na Paraíba, no ano de 2024 foi de 3.474 pessoas e, até julho de 2025, as internações já contabilizam 1.954 paraibanos que precisaram de cuidados médicos mais intensos nos hospitais da rede pública de saúde. Os óbitos na Paraíba, por essa doença, em 2024, foram de 1.753 pessoas; e até, agosto de 2025, o estado já registrou o óbito de 1.044 paraibanos. 

O Diabetes Mellitus (DM) é caracterizado pelo aumento dos níveis de glicose no sangue devido a uma dificuldade de ação ou deficiência de produção da insulina. Esse tipo de diabetes é classificado em tipo 1 e tipo 2 (sendo o tipo 2 mais prevalente, representando 90% dos casos). Há também o diabetes gestacional e o secundário associado a outras patologias. O DM tipo 2 pode ser prevenido ou postergado, através de alimentação saudável e exercícios físicos regulares, com manutenção de peso adequado.

A médica endocrinologista Maria da Luz ressaltou a importância do embasamento científico e do interesse dos profissionais no cuidado do paciente, especialmente em saúde básica e na prevenção do diabetes, que tem alta prevalência e expectativa de aumento no futuro.

“A prevenção é vital no atendimento básico, quanto mais precocemente for feito o diagnóstico e instituído o tratamento e controle adequados, melhor será a evolução do paciente, com prevenção das complicações crônicas do diabetes. Importante ressaltar que pessoas com fatores de risco para diabetes, devem fazer glicemia periodicamente para diagnóstico precoce”, concluiu. 

Alguns dos fatores de risco para diabetes são sobrepeso ou obesidade, história de diabetes em familiares próximos, hipertensão arterial, dislipidemia e hipertensão arterial.

Para o enfermeiro Heleno Bernardino, participante da qualificação pelo município de Alhandra, a realização de uma qualificação sobre diabetes é crucial, pois a atenção primária é a porta de entrada para pacientes com a doença. “Esses encontros permitem que profissionais especializados compartilhem informações sobre conceitos, tratamento e prevenção do diabetes, capacitando os participantes a se tornarem multiplicadores de conhecimento. Isso ajuda a treinar outros profissionais e a implementar práticas que previnam complicações e comorbidades já existentes na população”, ressaltou.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.