28/09/2025 às 16:32
O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), unidade do Governo da Paraíba gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizou, neste domingo (28), uma ação com cirurgias de vasectomia que beneficiou 30 pacientes.
A iniciativa faz parte do serviço de Planejamento Familiar da unidade, ofertado por meio do Programa Opera Paraíba, que também oferece cirurgias de laqueadura e inserção de DIU. Para participar, os pacientes passaram por entrevistas com a equipe multiprofissional, exames e uma palestra com os médicos responsáveis.
O planejamento familiar é um direito garantido pela Lei nº 9.263/1996, que regulamenta o acesso a métodos de concepção e contracepção no Brasil.
O urologista Rafael Arruda destacou: “Nosso objetivo é oferecer um atendimento seguro, com informação de qualidade e acolhimento, para que o paciente possa tomar uma decisão consciente sobre seu futuro reprodutivo”.
Entre os pacientes beneficiados, a sensação foi de tranquilidade e gratidão. Carlos Soares, 40 anos, casado e pai de quatro filhos avaliou a iniciativa. “Eu já pensava em fazer esse procedimento há algum tempo. Aqui no hospital encontrei toda orientação, apoio e segurança para dar esse passo importante na minha vida”.
Com ações como esta, o Hospital Edson Ramalho reafirma o compromisso em garantir direitos, saúde e qualidade de vida para a população.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera