Sousa/PB -
Em Brasília 

Propostas da Paraíba ganham destaque na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

A delegação paraibana também defendeu a qualificação continuada para segurança pública e a democratização da comunicação como instrumentos fundamentais para a efetividade das políticas públicas.

Por Redação do Reporterpb

02/10/2025 às 20:13

Ads 970x250
Imagem Propostas da Paraíba ganham destaque na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Propostas da Paraíba ganham destaque na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres ‧ Foto: Assessoria

Tamanho da Fonte

A Paraíba conquistou protagonismo na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), realizada em Brasília, ao aprovar propostas estratégicas que irão compor o novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Uma delas é a criação do Sistema Nacional de Políticas para Mulheres, integrando União, estados e municípios, com repasses automáticos e contínuos de recursos. Outra proposta é a instituição do Fundo Nacional de Políticas para Mulheres, garantindo repasses regulares e descentralizados para estados e municípios, assegurando transparência, fiscalização e a participação ativa dos conselhos de mulheres.

Essas medidas preveem ainda a implantação de secretarias e conselhos em todas as esferas de governo, com autonomia orçamentária e participação social, fortalecendo o enfrentamento da violência de gênero e ampliando a autonomia econômica e a liderança feminina, sempre com foco na diversidade e na interseccionalidade. A delegação paraibana também defendeu a qualificação continuada para segurança pública e a democratização da comunicação como instrumentos fundamentais para a efetividade das políticas públicas.

O governador João Azevêdo esteve presente na abertura da conferência, reafirmando o compromisso da Paraíba com a construção de políticas de equidade de gênero. A delegação do estado foi composta por 62 participantes, reunindo representantes do governo e da sociedade civil, o que fortaleceu ainda mais o caráter democrático e participativo das propostas.

Para a secretária das Mulheres e da Diversidade Humana, Lídia Moura, o resultado mostra o protagonismo do estado na cena nacional: “A Paraíba mostrou mais uma vez que está na vanguarda das políticas para as mulheres. A decisão da criação de um sistema e de um fundo nacional significa sustentabilidade, continuidade e participação social efetiva, garantindo que as mulheres em toda a sua diversidade estejam no centro das decisões”, destacou.

Na plenária final, também foram aprovadas 33 moções, com 98% de votos favoráveis, entre elas a defesa da igualdade salarial, da redução da jornada de trabalho e da garantia de condições dignas para todas as mulheres.

Com a contribuição decisiva da Paraíba, a 5ª CNPM se consolidou como um marco histórico na formulação de propostas que irão nortear o novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, reafirmando a luta por direitos, igualdade e justiça social.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.