01/09/2025 às 09:25
O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo da Paraíba em João Pessoa, realizou 710 atendimentos durante o fim de semana. Nesse período, a unidade de saúde registrou 45 procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade, com 19 de emergência e 26 eletivas.
Desse total, 192 foram considerados casos graves ou gravíssimos. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da 0h da sexta-feira (29) até as 23h59 desse domingo (31).
Durante o fim de semana, as ocorrências envolvendo quedas lideraram as entradas da emergência com 148 casos, seguidos por acidentes de moto (84). Outros casos registrados na unidade de saúde foram corpo estranho (79), trauma (37), atropelamento (10), acidente de bicicleta (cinco), queimadura (quatro), arma de fogo (três), acidente de automóvel (dois) e uma arma branca. Os casos clínicos em destaque foram Acidente Vascular Cerebral (22) e Acidente Vascular (14).
A faixa etária dos 19 aos 59 anos foi responsável pela maioria das entradas na instituição com 434 pacientes, seguida por pessoas com mais de 60 anos (163), crianças de 0 a 12 anos (87) e de 13 a 18 com 26 casos.
O bairro de Mangabeira lidera os atendimentos com 45 entradas, seguido por Valentina (39), Pedro Gondim (26), Mandacaru (20) e Gramame (17). Já em relação aos municípios, Santa Rita lidera com 49 casos. Na sequência, estão Bayeux (32), Cabedelo (21), Guarabira (15) e Conde (14).
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera