Sousa/PB -
guarabira

Hacker é preso na Paraíba por ataque ao sistema judicial do Rio Grande do Sul; ação foi transmitida ao vivo na deep web

De acordo com as investigações, o suspeito que atuava sob o codinome “Federal” e utilizava símbolos da Polícia Federal para mascarar sua identidade

Da Redação Repórter PB

22/07/2025 às 08:40

Imagem Local da prisão em Guarabira na Paraiba

Local da prisão em Guarabira na Paraiba ‧ Foto: Policia Civil

Tamanho da Fonte

Em uma operação interestadual de combate ao crime cibernético, um homem suspeito de invadir o sistema eletrônico de processos judiciais do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) foi preso nesta terça-feira (22) no município de Guarabira, no Brejo paraibano. A ação é coordenada pela Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos do Rio Grande do Sul (DPRCC), com apoio da Polícia Civil da Paraíba.

De acordo com as investigações, o suspeito que atuava sob o codinome “Federal” e utilizava símbolos da Polícia Federal para mascarar sua identidade  teria sido o mentor e executor do ataque ao sistema ‘Eproc’, plataforma responsável pelo acompanhamento de processos judiciais no TJRS.

Ataque hacker foi exibido ao vivo na deep web

Segundo a polícia gaúcha, o ataque ao sistema foi transmitido em tempo real por um canal hospedado na deep web, com o objetivo de demonstrar poder e influência no submundo cibernético. Ainda conforme a investigação, o acusado ofereceu transferências via Pix como incentivo para estimular outros participantes a colaborarem com a invasão, caracterizando o crime como uma ação coordenada.

O suspeito, cuja idade não foi divulgada, teve prisão preventiva decretada pela Justiça. Além disso, estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão na Paraíba, todos autorizados judicialmente.

A operação envolveu forças especializadas de dois estados: a DPRCC do Rio Grande do Sul, responsável pelo inquérito principal, e a Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos da Paraíba (DECC), que atuou no cumprimento dos mandados em solo paraibano.

As autoridades informaram que outras informações e desdobramentos da operação serão divulgados nas próximas horas, à medida que os materiais apreendidos forem analisados. A investigação busca identificar possíveis cúmplices, conexões com outras redes criminosas e o impacto técnico do ataque ao sistema do TJRS.

O caso reforça o alerta das autoridades sobre o avanço da criminalidade cibernética no Brasil, sobretudo envolvendo infraestruturas críticas e sistemas do poder Judiciário.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.