Sousa/PB -
Plantão

Complexo Pediátrico Arlinda Marques realiza mais de 300 atendimentos no fim de semana

A maior parte dos pacientes atendidos é residente de João Pessoa (143), seguida pelos municípios de Bayeux (18), Santa Rita (14), Conde (5), Sobrado (3) e Cabedelo (3).

Da Redação Repórter PB

19/01/2026 às 11:15

Ads 970x250
Imagem Complexo Pediátrico Arlinda Marques

Complexo Pediátrico Arlinda Marques ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O Complexo Pediátrico Arlinda Marques (CPAM), em João Pessoa, unidade integrante da rede hospitalar do Governo da Paraíba, contabilizou 319 atendimentos durante o plantão do final de semana, entre a sexta-feira (16) e o domingo (18), sendo 197 pacientes atendidos na urgência pediátrica e 122 atendimentos ambulatoriais. No mesmo intervalo, foram realizados 486 exames laboratoriais.

Referência em média e alta complexidade para crianças e adolescentes de todo o estado, o CPAM registrou maior incidência de casos de febre não especificada (21), seguida por diarreia e gastroenterite de origem infecciosa presumível (16), amigdalite aguda não especificada (8), tosse (7), náuseas e vômitos (7) e dor localizada em outras partes do abdome inferior (5). Também foram registrados atendimentos relacionados à infecção aguda das vias aéreas superiores, nasofaringite aguda (resfriado comum) e infecção do trato urinário, entre outros diagnósticos.

A maior parte dos pacientes atendidos é residente de João Pessoa (143), seguida pelos municípios de Bayeux (18), Santa Rita (14), Conde (5), Sobrado (3) e Cabedelo (3). Também foram registrados atendimentos de pacientes provenientes de Mari (2), Alhandra (2), Pombal (1) e Capim (1).

Entre os procedimentos cirúrgicos realizados, destacam-se: drenagem de abscesso, troca de sonda de gastrostomia, tratamento cirúrgico de pé torto congênito inveterado, septoplastia para correção de desvio (procedimento cirúrgico para correção do desvio do septo nasal, que é a estrutura que fica entre as narinas), neurose não funcional de nervos periféricos e implante de cateter duplo lúmen para casos de insuficiência renal aguda, além de outros procedimentos realizados pelas equipes multiprofissionais da unidade.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.