Sousa/PB -
premiação

Ao lado de João e Lucas, Wilson Filho celebra redução da evasão escolar na Paraíba

O governador João Azevêdo, em sua fala, anunciou a convocação de 1000 aprovados no concurso público para professor da rede estadual neste mês de janeiro e mais 1000 até o mês de junho

Da Redação Repórter PB

14/01/2026 às 17:00

Ads 970x250
Imagem Wilson Filho, Secretario de Educação da Paraíba

Wilson Filho, Secretario de Educação da Paraíba ‧ Foto: ascom

Tamanho da Fonte

Nesta quarta-feira (14) professores, servidores de escolas estaduais, Gerências Regionais de Educação (GRE) e estudantes que se destacaram no ano letivo de 2024 foram premiados pela Secretaria de Estado da Educação. A cerimônia aconteceu na Sala de Concertos do Espaço Cultural José Lins do Rêgo e marcou a entrega dos prêmios Professor Nota 1000, Escola Nota 1000 e Melhores do Ano. No total foram 3.307 professores vencedores e 229 escolas, contemplando 6.598 servidores, que receberão neste mês de janeiro um valor equivalente às suas remunerações mensais, totalizando um investimento superior a R$56 milhões por parte do Governo do Estado. Um estudante, um professor e uma escola de cada GRE também recebeu reconhecimento com a edição inédita do prêmio Melhores do Ano. As atuações de cinco Gerências também foram reconhecidas. 

Durante o evento, o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, apresentou as iniciativas desenvolvidas pela Secretaria que possibilitaram grandes resultados pedagógicos no último ano letivo, como por exemplo o combate à evasão escolar. “Hoje é um dia para celebrar o reconhecimento a quem faz a educação chegar com excelência aos nossos estudantes. O ano de 2025 foi de inúmeras conquistas para e o estudante da escola pública da rede estadual percebeu o potencial dos programas, da infraestrutura e do trabalho da Secretaria, escolhendo permanecer em sala de aula. Por exemplo, no Ensino Médio, que corresponde a 80% da nossa rede, registramos um abandono escolar de apenas 2,1%. Isso é histórico e mostra que iniciativas como o Passe Livre Estudantil, o Amanhã Digital, o Conexão Mundo, Primeira Chance, deram certo. Com aluno em sala, crescem nossos índices de aprendizagem”, destacou. 

O governador João Azevêdo, em sua fala, anunciou a convocação de 1000 aprovados no concurso público para professor da rede estadual neste mês de janeiro e mais 1000 até o mês de junho. Também destacou a atuação de Wilson Filho à frente da pasta ao longo dos últimos 18 meses. “O concurso é a entrada pela porta da frente no serviço público e nós defendemos isso. Em relação à Secretaria, Wilson Filho é essa pessoa, acorda todo mundo, bota a galera para cima. Chefe a gente obedece e só às vezes. Agora líder, a gente segue e essas pessoas que estão aqui hoje, seguem você Wilson”, destacou. 

Engajamento estudantil - O ano letivo de 2025 contou com dois programas inéditos que fizeram a diferença na presença do estudante em sala de aula, o Passe Livre Estudantil e o Amanhã Digital. O primeiro garante passagens no transporte coletivo para estudantes do 9º ano, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), das cidades de Campina Grande, Bayeux, João Pessoa e Cabedelo. O segundo, tem revolucionado o uso de realidade virtual em sala de aula, potencializando a cultura do fazer e a modernização dos laboratórios de robótica na Paraíba.

“Quando olhamos para os nossos resultados de 2025 observamos que nos anos iniciais da EJA, por exemplo, tivemos uma redução de 41,3% para 1,7% e isso tá longe de ser apenas um número. Quer dizer que a Paraíba está verdadeiramente transformando as taxas de aprendizagem e reduzindo o analfabetismo, um problema histórico que assola a educação no Nordeste. Graças aos esforços do governador João Azevêdo e do vice Lucas Ribeiro, nosso estado hoje possui políticas públicas eficazes no combate à evasão escolar”, afirmou Wilson Filho.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.