
18/12/2025 às 19:40
A Educação municipal de João Pessoa vem alcançando ótimos índices de aprendizagem, com destaque no indicador de leitura na idade certa. Programas pedagógicos de referência, como o ensino de robótica — no qual João Pessoa se destaca em competições nacionais e até internacionais —, somam-se a investimentos estruturantes, com escolas reformadas, equipadas com tecnologia Google e Salas Maker. Esse resultado é fruto de uma política educacional e do empenho dos profissionais, que nesta quinta-feira (18) receberam do prefeito Cícero Lucena e do vice-prefeito Leo Bezerra o prêmio ‘Escola Nota 10’, com mais de R$ 22 milhões referentes ao 14⁰ salário da Educação.
Ao todo, 6.500 profissionais da Educação municipal estão sendo beneficiados, numa premiação referente a três dimensões do processo educativo: o desempenho do processo de aprendizagem; a organização e a gestão do trabalho pedagógico-administrativo escolar; e a formação continuada dos trabalhadores e profissionais da Educação. Cada escola recebe sua avaliação e quem obteve a premiação máxima recebe valor referente a duas vezes o salário.
“É com renovado apreço que expressamos nossa gratidão a todos que dedicam seu trabalho à Educação no Município de João Besson. Juntos, cultivamos o sonho e a realização de uma educação pública que se mantém fiel ao seu papel de instrumento transformador, visando o desenvolvimento humano e a construção de um futuro mais justo, humano e solidário. Reconhecemos e agradecemos a dedicação daqueles que atuam na Educação em João Pessoa, e esperamos que esse exemplo de comprometimento se multiplique por toda Paraíba”, afirmou o prefeito.
Rede de ensino - O vice-prefeito Leo Bezerra também exaltou os profissionais da Educação, professores, gestores, cada profissional que faz João Pessoa ser referência no Nordeste, seja no aprendizado, na inovação tecnológica e na inclusão de crianças com alguma deficiência e autistas. “Assistimos a uma demonstração da dedicação e competência de toda a equipe, composta por professores e funcionários da Prefeitura, que, juntos, contribuem para uma educação de excelência, impactando positivamente a vida de nossas crianças. Mais de R$ 22 milhões são investidos anualmente em Educação, um investimento que se reflete na qualidade do ensino e nas atividades escolares”, celebrou Leo Bezerra.
Valorização - A secretária municipal de Educação e Cultura (Sedec), América Castro, disse que o prêmio ‘Escola Nota 10’ representa o reconhecimento dos avanços construídos diariamente nas unidades escolares. É resultado do trabalho coletivo, do compromisso dos profissionais da Educação e da parceria com estudantes e famílias. Celebrar esse momento, segundo a secretária, é valorizar a escola pública e reafirmar o compromisso com uma educação cada vez mais forte e de qualidade.
“O impacto positivo se estende a todos os alunos, independentemente de suas notas, e hoje, em particular, a maioria obteve a pontuação máxima. Esse sucesso é fruto do nosso progresso na aprendizagem, na melhoria da infraestrutura escolar e no desenvolvimento da formação docente. Somos pilares que sustentam uma educação de qualidade”, destacou a secretária.
Somos Nota 10 - Durante a solenidade, que contou com apresentação musical de banda formada por alunos da Escola Padre Pedro Serrão, os profissionais da Educação receberam as suas notas, com ampla maioria 10 - escolas e CMEIs. Da Escola Lions Tambaú, a diretora administrativa Maria da Luz agradeceu a premiação e disse que todo o esforço em sala de aula foi recompensado – e que tudo se reflete no aprendizado.
“Estamos nos dedicando, cuidando dos nossos alunos com todo amor. Nossa unidade é mais uma que está sendo reconstruída, para ganhar todas as inovações da Rede Municipal de Ensino. Um dia feliz para todos nós que fazendo a Educação de João Pessoa”, comemorou.
Da Escola Municipal Arlete de Almeida, a diretora Edizeuda Rodrigues também comemorou o resultado nota 10. “Estou orgulhosa de todos os profissionais. Somos merecedores, por tudo que fazendo em sala de aula. E a Prefeitura está reconhecendo isso com um prêmio muito importante”, afirmou a profissional da Educação.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera