Sousa/PB -
Iciativa Conjunta

Grupamento Tático Aéreo promove instrução de segurança para equipes da Central Estadual de Transplantes

O serviço aeromédico na Paraíba foi implantado em 2021, contando com duas aeronaves utilizadas, entre outros fins, para auxiliar no deslocamento das equipes de captação de órgãos e tecidos para transplantes, com o objetivo de reduzir o tempo de transporte.

Por Redação do Reporterpb

19/11/2025 às 18:34

Ads 970x250
Imagem Grupamento Tático Aéreo promove instrução de segurança para equipes da Central Estadual de Transplantes

Grupamento Tático Aéreo promove instrução de segurança para equipes da Central Estadual de Transplantes ‧ Foto: Secom

Tamanho da Fonte

Uma iniciativa conjunta entre as Secretarias de Saúde e de Segurança e Defesa Social promoveu, na manhã desta quarta-feira (19), no Centro de Ensino da Polícia Militar, em João Pessoa, um curso de instrução voltado às equipes da Central Estadual de Transplantes e aos demais profissionais envolvidos no processo de transporte de órgãos.
 
O comandante do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Nascimento, explicou que o objetivo do treinamento é otimizar o tempo-resposta entre a doação e o transplante. “Essa é mais uma estratégia que estamos adotando com o objetivo de diminuir o tempo para que esses órgãos transportados cheguem no hospital de referência o mais rápido possível, além de trazer maior segurança para os profissionais de saúde que estão atuando na missão,” disse.
 
Durante a instrução, os profissionais participantes tiveram a oportunidade de receber orientações de como se portar durante os voos, como explica a coordenadora da Organização de Procura de Órgãos de João Pessoa, Kallyne Souto. “Esse foi um momento importante para instruir os profissionais para eles saberem como se comportar numa aeronave quando forem acionados para essa demanda. Essa parceria tem sido muito importante, pois nós estamos diminuindo nosso tempo de transporte, tão importante nesse processo em que cada minuto conta,” detalhou.
 
A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, destacou que a integração entre as duas pastas é essencial para o aprimoramento contínuo do atendimento. “Essa ação intersetorial reforça o compromisso do Estado em fortalecer cada etapa do processo de doação e transplante. Quando unimos forças com a Segurança Pública, garantimos ainda mais eficiência, agilidade e proteção às equipes envolvidas, impactando diretamente na qualidade de vida dos pacientes que aguardam por um órgão,” afirmou.
 
O serviço aeromédico na Paraíba foi implantado em 2021, contando com duas aeronaves utilizadas, entre outros fins, para auxiliar no deslocamento das equipes de captação de órgãos e tecidos para transplantes, com o objetivo de reduzir o tempo de transporte.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.