09/10/2025 às 16:00
A cidade de Desterro sediou, nesta quinta-feira (9), uma audiência pública para a apresentação da obra do Sistema Adutor Transparaíba – Ramal Cariri. O evento, promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos e da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), ocorreu na Câmara Municipal e reuniu representantes da população, lideranças locais e técnicos envolvidos na execução do projeto.
O objetivo da audiência foi dialogar com a comunidade sobre os detalhes da implantação do Ramal Cariri, esclarecer dúvidas e apresentar os impactos sociais, ambientais e estruturais da obra no município. Para Desterro, o projeto contempla a implantação de um reservatório apoiado com capacidade para 400 metros cúbicos, uma estação elevatória que fará o bombeamento da água até um reservatório elevado e uma adutora com diâmetro de 350 milímetros. Esses equipamentos irão integrar o município ao sistema que levará água da Transposição do Rio São Francisco a 18 cidades do Cariri paraibano.
Representando a Cagepa, o gerente de Obras Eliabe Pina destacou o alcance e a importância do projeto para a região. “O Ramal Cariri é uma das maiores obras estruturantes já realizadas no Cariri. Aqui em Desterro, a intervenção vai garantir segurança hídrica e qualidade de vida para a população. A Cagepa está presente em cada etapa, ouvindo a comunidade, respeitando o território e construindo junto com a população um futuro com mais dignidade. Não se trata apenas de infraestrutura, mas de um compromisso com o bem-estar das pessoas”, afirmou.
O Ramal Cariri já está em fase de implantação e, quando concluído, beneficiará cerca de 150 mil pessoas em 18 municípios. Com investimento de R$ 413 milhões, financiados pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), o projeto prevê a construção de 37 chafarizes, além de reservatórios, estações elevatórias e adutoras que garantirão o fornecimento de água contínuo e seguro para diversas localidades, incluindo distritos como Pio X e Santa Luzia do Cariri.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera