04/10/2025 às 22:10
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início a instituição de um Grupo de Trabalho integrado para o fortalecimento das ações de inspeção e fiscalização de bebidas alcoólicas adulteradas. A iniciativa também visa organizar a rede estadual de saúde para dar celeridade às notificações de casos suspeitos por intoxicação devido a bebidas inautênticas. Participam desta frente de trabalho a Agevisa, Procon Estadual, Polícia Civil, Instituto de Polícia Científica (IPC), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox – JP). As ações já estão em curso e a primeira reunião presencial será nesta segunda-feira (6).
Os sintomas da intoxicação incluem náusea, vômito, dor abdominal, alteração visual ou desorientação, após a ingestão de bebida alcoólica. Desde a última quarta-feira (1º), a rede estadual de saúde vem sendo mobilizada para a notificação obrigatória de casos suspeitos, conforme orientação do Ministério da Saúde. Além de notas técnicas para a vigilância dos casos, a SES também vem capacitando os profissionais da rede hospitalar estadual para a condução dos casos que podem chegar nas urgências das unidades de saúde.
De acordo com o secretário de estado da Saúde, Ari Reis, a mobilização é necessária para enfrentar essa crise nacional em frentes multidisciplinares, com fiscalização, repressão e assistência em saúde. “A Paraíba teve o primeiro caso suspeito de intoxicação por bebida alcoólica adulterada notificado neste sábado na região do Seridó, o que já é fruto de uma vigilância em saúde atenta e rápida. Estamos com equipes preparadas nos hospitais e a fiscalização de estabelecimentos reforçada pela Agevisa. A nossa intenção com grupo de trabalho é de conseguir monitorar e evitar que mais pessoas façam a ingestão de bebidas de procedência duvidosa”, reforçou o secretário.
O primeiro caso suspeito notificado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs - PB) trata-se de um homem, de 32 anos, residente do município de Baraúna, que deu entrada no Hospital Regional de Picuí, na manhã deste sábado (4). O paciente foi atendido pela equipe local, encaminhado à UTI da unidade e, conforme avaliação clínica, será transferido para a UTI do Hospital de Trauma de Campina Grande, para assistência especializada.
O secretário Ari Reis reforça que o caso foi classificado como suspeito e que a investigação está em curso. “Estão sendo realizados exames para confirmar ou descartar a hipótese de contaminação por metanol. Foram coletadas amostras da bebida nas quais serão analisadas pelo IPC, já as inspeções e as investigações da bebida destilada serão conduzidas pela Polícia Civil e Agevisa”, explicou.
A SES recomenda que a população verifique a procedência de bebidas alcoólicas, sobretudo destiladas, e não consuma algo de procedência duvidosa. Se após a ingestão dessas bebidas a pessoa apresentar algum dos sintomas (náusea, vômito, dor abdominal, alteração visual ou desorientação), deve procurar atendimento médico imediatamente. A ingestão de bebidas adulteradas poder ser letal e deixar sequelas permanentes.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera