04/10/2025 às 23:15
A Paraíba está entre os estados brasileiros convidados pelo Google for Education, evento internacional realizado na Califórnia (EUA) que reúne gestores e especialistas para discutir inovações tecnológicas na educação. O estado é representado pelo secretário de Educação, Wilson Filho, que compartilhou as experiências exitosas da rede pública paraibana no uso de ferramentas digitais e no ensino de Robótica.
Durante o encontro, Wilson destacou programas como o Amanhã Digital, que disponibiliza uma plataforma de aulas estruturadas para professores, e o uso de chromebooks e óculos de realidade virtual em sala de aula. “A Paraíba já é referência nacional em tecnologia educacional. Aqui estamos trocando experiências com gestores e especialistas de vários países e levando para casa novas ideias para fortalecer ainda mais nossa rede”, afirmou o secretário.
Outro destaque da participação da Paraíba no evento é o ensino de Robótica, que vem transformando a aprendizagem e reduzindo a evasão escolar. Sob a gestão de Wilson Filho, o estado já implantou mais de 300 laboratórios em escolas públicas. As conquistas também têm sido expressivas em competições internacionais — a Paraíba foi vice-campeã da RoboCupJunior Américas 2025, nos Estados Unidos, e conquistou 13 troféus no Torneio Internacional de Robótica, no Chile.
Wilson ressaltou que o contato dos alunos com a Robótica estimula o interesse por disciplinas como Matemática, Física e Programação, além de desenvolver a criatividade. “Muitos estudantes encontram na Robótica a motivação para permanecer na escola. O Governo do Estado tem reconhecido isso e garantido investimentos contínuos”, destacou.
A valorização dos professores também integra o plano de modernização. Em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Secretaria de Educação lançou uma plataforma digital com aulas estruturadas e promoveu capacitações sobre o uso de tecnologias em sala de aula. “O retorno tem sido muito positivo. A tecnologia tem contribuído para o aprendizado e melhorado a rotina dos docentes”, completou Wilson Filho.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera