04/10/2025 às 23:20
Um homem de 32 anos morreu neste sábado (04) no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, após apresentar sintomas compatíveis com intoxicação por bebida alcoólica adulterada com metanol. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), essa é a primeira morte suspeita do tipo em investigação no estado.
O paciente, identificado como Rariel Dantas, natural de Baraúna, havia sido internado inicialmente no Hospital Regional de Picuí e transferido posteriormente para Campina Grande, onde sofreu três paradas cardiorrespiratórias e não resistiu. De acordo com o secretário de Saúde, Ari Reis, o homem relatou ter consumido bebida alcoólica nos últimos três dias antes de procurar atendimento.
Em nota, a SES informou que todas as medidas médicas previstas nos protocolos clínicos foram adotadas, incluindo o uso de antídoto específico, mas o quadro do paciente evoluiu com piora. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e pela Agevisa (Agência Estadual de Vigilância Sanitária), que realizam diligências em Baraúna para identificar a origem da bebida suspeita.
O corpo foi encaminhado ao Instituto de Polícia Científica (IPC), em Campina Grande, onde será feita a coleta de material para análise laboratorial. Um grupo de trabalho com representantes da Agevisa, Procon Estadual, Polícia Civil, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e CIATOX–JP foi criado para reforçar a fiscalização de bebidas adulteradas e monitorar novos possíveis casos.
A Secretaria de Saúde reforçou o alerta para que a população evite o consumo de bebidas de procedência desconhecida e procure atendimento médico imediato em caso de náuseas, vômitos, dores abdominais, alterações visuais ou desorientação.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera