Sousa/PB -
Na Capital

MPF busca solução para regularização do uso da infraestrutura de postes de energia elétrica em João Pessoa

Órgão recomendou a suspensão de reorganização de cabos aéreos e convocou audiência pública

Por Redação do Reporterpb

17/07/2025 às 19:24

Imagem MPF busca solução para regularização do uso da infraestrutura de postes de energia elétrica em João Pessoa

MPF busca solução para regularização do uso da infraestrutura de postes de energia elétrica em João Pessoa ‧ Foto: Freepik

Tamanho da Fonte

O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação e agendou audiência pública para tratar da situação do cabeamento aéreo, incluindo a fibra óptica, na infraestrutura de postes de energia elétrica no município de João Pessoa (PB). A iniciativa tem como finalidade garantir a continuidade dos serviços essenciais, a segurança da população e a organização do espaço urbano.

A recomendação, assinada pelo procurador da República João Raphael Lima Sousa, orienta a suspensão imediata de todas as atividades de substituição, remoção ou reorganização de cabeamentos aéreos irregulares em toda a extensão do município. Estão autorizadas apenas manutenções emergenciais e inadiáveis, destinadas ao restabelecimento de serviços interrompidos, desde que previamente justificadas e comunicadas ao MPF no prazo de 24 horas.

O MPF levou em consideração os riscos relacionados à sobrecarga de cabos, à instalação sem planejamento e à ausência de manutenção adequada da rede, o que pode resultar em acidentes e na interrupção de serviços essenciais, como o fornecimento de energia elétrica e de telecomunicações. O órgão também registrou a existência de disputas entre a concessionária de energia elétrica Energisa e empresas de telecomunicações quanto ao uso compartilhado da infraestrutura dos postes.

Com o objetivo de aprofundar a análise e buscar solução adequada para o tema, o MPF abriu uma apuração para acompanhar questões relacionadas aos contratos de compartilhamento de infraestrutura, incluindo postes, dutos e servidões.

Audiência pública - A suspensão das operações de reorganização do cabeamento aéreo permanecerá em vigor até a realização de audiência pública marcada para o dia 23 de julho de 2025, às 14h, no auditório do MPF, em João Pessoa. A audiência tem como finalidade a definição de um plano emergencial conjunto, com cronograma e responsabilidades para a regularização da rede.

A recomendação foi encaminhada ao município de João Pessoa (com atenção às secretarias de Infraestrutura – Seinfra, Planejamento – Seplan, e ao Procon municipal), ao Estado da Paraíba (representado pelo Procon estadual), à empresa Energisa Paraíba, à empresa Ecoman Engenharia, Construção e Manutenção Ltda., aos associados da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), BR27, Rix Internet, +Link, Uplink, UP Telecom, GM Telecom, SG NET, e a todas as demais prestadoras de serviços de telecomunicações que atuam no município.

As partes notificadas têm o prazo de 48 horas para se manifestarem sobre o acatamento da recomendação e as providências iniciais adotadas.

Fonte: Ascom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.