Sousa/PB -
Dados

Setor de serviços na Paraíba expande 9% e atinge 2ª maior taxa do país, revela IBGE

Os segmentos que mais cresceram em novembro sobre o mesmo mês do ano anterior foram as atividades turísticas, impulsionada pelos ramos de transporte aéreo de passageiros; serviços de bufê; e serviços de reservas relacionados a hospedagens.

Da Redação Repórter PB

13/01/2026 às 15:45

Ads 970x250
Imagem Expansão de 9% no setor de serviços

Expansão de 9% no setor de serviços ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

Na contramão do País, o setor de serviços na Paraíba, que reúne atividades como transporte, turismo, restaurantes, salão de beleza e tecnologia da informação, registrou expansão de 9% em novembro de 2025 sobre o mesmo mês do ano anterior, alcançando a 2ª maior taxa entre todas as 27 unidades da Federação, segundo informou a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O País registrou alta de 2,5%, enquanto o Pará liderou com alta de 10,9%.

No comparativo de novembro sobre outubro de 2025, a Paraíba registrou alta expressiva de 2,9%, a maior entre as 27 unidades da federação. Já o País oscilou negativamente (-0,1%) e outros 17 Estados das 27 unidades apresentaram também queda no indicador nesse comparativo.

PB TEM 2ª MAIOR TAXA NO ANO DO PAÍS – Com taxas positivas em 10 dos 11 meses de 2025, a Paraíba acumula alta de janeiro a novembro de 5,8% sobre o mesmo período do ano passado contra 2,5% do nacional. O resultado elevou a Paraíba para a 2ª maior taxa do País no acumulado dos 11 meses, que é liderada pelo Distrito Federal (7,6%).

Os segmentos que mais cresceram em novembro sobre o mesmo mês do ano anterior foram as atividades turísticas, impulsionada pelos ramos de transporte aéreo de passageiros; serviços de bufê; e serviços de reservas relacionados a hospedagens.

Já no acumulado de janeiro a novembro de 2025, frente a igual período do ano anterior, quatro das cinco atividades cresceram com 53,6% dos 166 tipos de serviços investigados. A contribuição positiva mais importante ficou com o ramo de informação e comunicação, impulsionado, em grande parte, pelo aumento das receitas das empresas que atuam nos segmentos de portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet; desenvolvimento e licenciamento de softwares; consultoria em tecnologia da informação; tratamentos de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na Internet; desenvolvimento de programas de computador sob encomenda; e suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação.

PIB E EMPREGO DE SERVIÇOS MOSTRAM FORÇA – Os indicadores de emprego com carteira assinada e do PIB de Serviços no ano de 2025 refletem a força do setor de serviços na economia paraibana. Nos 11 meses de 2025, o setor de serviços registrou saldo de 24.335 postos de trabalho, representando 73% do total do saldo do Estado, que até novembro era de 33.502 empregos (foram criados mais de 111 mil postos contra 87 mil desligamentos no setor).

O PIB do setor de Serviços da Paraíba, que concentra quase 70% da economia do Estado, apresentou uma taxa de crescimento do País (5,5%), na última projeção do Banco do Brasil. Essa alta representa mais que o dobro do crescimento da taxa do País em 2025 (2,2%) e da Região Nordeste (2,2%).

O QUE MEDE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos Estados, investigando a receita bruta e real de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos Estados.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.