16/10/2025 às 17:00
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quinta-feira (16), durante a sessão itinerante realizada na cidade de Sousa, o projeto indicativo de autoria do deputado Luciano Cartaxo (PT) que cria o “Passaporte Paraíba”, um documento não oficial voltado à promoção e ao incentivo do turismo no estado.
A iniciativa, de caráter turístico, cultural e educativo, permite ao Governo Estado criar um “passaporte turístico”. Um documento não oficial onde os visitantes que chegarem à Paraíba poderiam registrar suas passagens pelos principais atrativos turísticos da região. Ao visitar, por exemplo, o Centro Histórico de João Pessoa, o turista pode carimbar o seu passaporte mostrando que ele passou por ali. O mesmo poderia acontecer em outros destinos, como o Lajedo de Pai Mateus, o Pico do Jabre, o Vale dos Dinossauros, entre outros. A ideia é que cada ponto turístico tenha um carimbo personalizado, que seria inserido neste livreto ilustrado. Sempre que o turista voltasse ao estado, ele poderia buscar pontos ainda não conhecidos para carimbar seu passaporte.
De acordo com Cartaxo, o objetivo é valorizar o patrimônio histórico, cultural, natural e gastronômico da Paraíba, ao mesmo tempo em que se estimula o turismo interno e se gera renda para as comunidades locais. “O Passaporte Paraíba é um convite para redescobrir o nosso estado, valorizando nossas riquezas e fortalecendo o turismo como instrumento de desenvolvimento econômico e de identidade cultural. Além dos espaços para o carimbo, o passaporte teria informações sobre nossos pontos turísticos e a história do nosso estado”, afirmou o deputado.
O parlamentar destacou ainda que a proposta se inspira em uma experiência bem-sucedida já implantada em Pernambuco, onde o programa semelhante “caiu no gosto dos turistas” e ajudou a ampliar o fluxo de visitantes em diversas regiões. “É uma forma do turista criar laços com nosso estado e levar para casa um livreto com as memórias da sua passagem pela Paraíba”, diss Cartaxo.
Caso criado pelo Governo do Estado, o “Passaporte Paraíba” seria disponibilizado gratuitamente em Centros de Atendimento ao Turista (CATs), aeroportos, rodoviárias e locais credenciados pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado. É possível ainda fazer parcerias, com entidades como a Fecomercio e Abrasel, para bonificar aqueles turistas que tenham preenchido todo o passaporte, uma forma de estimular também o setor de bares e restaurantes do estado.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera