29/08/2025 às 21:26
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh)/Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas (NETDP/PB), e o Ministério Público do Estado, por meio da Coordenadoria do Centro de Apoio Operacional Civil, Família, Cidadania e Direitos Fundamentais(CAO), em parceria com o Sistema de Justiça, e Órgãos da Segurança, realizaram nesta sexta-feira (29), no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba, o Seminário “Atuação na Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas”, ocasião em que foi apresentada a cartilha PLID (Programa de Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas no Estado da Paraíba).
No evento, a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas (NETDP/PB), Mirella de Almeida Braga, proferiu a palestra sobre o tema: “O fenômeno do desaparecimento de pessoas”. Mirella destacou que a Paraíba apresentou em 2025 (janeiro/fevereiro) diminuição no número de pessoas desaparecidas. “Das 143 pessoas ditas desaparecidas, 130 delas já foram localizadas, o que representa 90% dos casos”, comentou.
E adiantou: “A cartilha é um importante passo no avanço de entender e informar a sociedade o que são pessoas desaparecidas, quais são os territórios que originam o maior número de pessoas desaparecidas, o que a Paraíba age para prevenir esse crime e também para indicar o que a gente pode fazer enquanto sociedade, enquanto Sistema de Justiça, enquanto Núcleo, Secretaria, para que essas pessoas sejam oportunizadas à sua volta. Sua identificação. Então a Paraíba caminha junto ao Ministério Público e a todos os órgãos e instituições na criação e na ampliação desses direitos”.
PLID - O Plid é um programa estadual de Localização e Identificação de Desaparecidos, criado pelos Ministérios Públicos (MP) de cada estado. Ele coleta informações de pessoas desaparecidas e promove ações de busca, atuando em diversos casos, como desaparecimentos em desastres, calamidades ou investigações criminais.
A cartilha PLID representa a continuidade e fortalecimento de suas ações e sistemas integrados como: O Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid). Em março de 2025, o MPPB reuniu-se para definir medidas, e, em agosto, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD), que unifica informações e fortalece a busca nacionalmente, atuando em conjunto com os programas estaduais como o PLID.
Fonte: Secom
Para ler no celular, basta apontar a câmera