07/08/2025 às 09:16
O Ministério da Fazenda entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quarta-feira (6), um plano de contingência para ajudar os setores prejudicados pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos.
Segundo o ministro Fernando Haddad, as propostas devem ser enviadas ao Congresso via Medida Provisória (MP). O foco, segundo ele, será o apoio aos pequenos produtores brasileiros que não têm alternativa de exportação fora do mercado americano. “É a maior preocupação do presidente”, destacou o ministro.
O pacote inclui linhas de crédito, estímulo ao capital de giro e aumento nas compras governamentais. Lula, por sua vez, afirmou à Reuters que o objetivo principal é manter empregos e abrir novos mercados, descartando retaliar os EUA com taxações semelhantes. “Não quero ter o mesmo comportamento de Donald Trump”, disse o presidente.
Enquanto isso, o governo brasileiro acionou oficialmente a Organização Mundial do Comércio (OMC). O Itamaraty enviou um pedido de consultas aos EUA para discutir as medidas tarifárias, que, segundo o Brasil, violam as normas internacionais do comércio. As consultas são a primeira etapa de um possível processo formal.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera