28/07/2025 às 09:00
Neste 28 de julho, Dia do Agricultor, o deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) cobra do Governo Federal maior agilidade na implementação de medidas emergenciais para socorrer os trabalhadores rurais do Semiárido nordestino, duramente impactados pela chamada “seca verde”. No dia 18 de junho, o parlamentar fez um discurso na Câmara dos Deputados.
Entre as propostas defendidas pelo parlamentar estão a implantação do programa Bolsa Estiagem, a ampliação das parcelas do Garantia-Safra e a liberação imediata de recursos para aquisição de insumos essenciais à alimentação animal, como milho, sorgo, soja e torta de algodão.
Segundo Wilson Santiago, mesmo durante o período considerado chuvoso, os índices pluviométricos ficaram abaixo da média histórica de 700 milímetros, com chuvas escassas e mal distribuídas. O resultado foi devastador: não houve safra, e milhares de pequenos agricultores não conseguiram produzir o mínimo necessário para garantir a subsistência até 2026.
“Neste Dia do Agricultor, quero expressar nossa profunda preocupação com os pequenos e médios produtores rurais que enfrentam as duras consequências da seca verde. É preciso que o Governo Federal olhe com urgência para os homens e mulheres do campo, que precisam do apoio do poder público neste momento crítico. Quem tem ajudado esses trabalhadores a manter seus rebanhos vivos? Gado, ovinos, caprinos… todos enfrentam escassez, não apenas de água, mas principalmente de alimento”, destacou.
O deputado também alertou para o impacto direto da estiagem na produção de leite e nas cadeias locais de abastecimento, inclusive na merenda escolar. “Essa é uma ação emergencial que salvará rebanhos e, mais do que isso, salvará famílias”, afirmou Santiago.
Em discurso na Câmara dos Deputados, no dia 18 de junho, o deputado fez um apelo direto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, Santiago pediu providências imediatas. “Faço este alerta como voz de milhares de brasileiros que vivem no nosso Sertão nordestino: não há mais tempo. A resposta precisa ser agora”, reforçou.
O parlamentar também fez um alerta sobre o risco de um novo ciclo de êxodo rural, caso nenhuma medida seja tomada. Segundo ele, famílias poderão abandonar o campo e migrar para os centros urbanos, agravando problemas sociais como fome, desemprego e violência.
A seca verde é um fenômeno climático em que, apesar da vegetação aparentar estar verde e viçosa, o solo sofre com a escassez de água, comprometendo seriamente a agricultura, a pecuária e até o abastecimento humano.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera