27/05/2025 às 19:01
A 43ª promotora de Justiça de João Pessoa em substituição, Cláudia Cabral Cavalcante, que atua na defesa do meio ambiente e patrimônio social, participou nessa segunda-feira (26/05) de uma visita ao Ecoparque em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, juntamente com a Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur).
Na ocasião, a promotora de Justiça conheceu toda a cadeia produtiva de materiais recicláveis da unidade de tratamento mecanizada de resíduos no aterro sanitário de Jaboatão dos Guararapes, única no Nordeste e a segunda no Brasil.
A promotora Cláudia Cabral destacou a importância da unidade. “Entendendo todo o funcionamento dessa atividade sustentável que complementa a coleta seletiva quando os caminhões de coletas chegam nos aterros, evitando que esses materiais sejam depositadas nas células, viabilizando a logística reversa, a geração de combustível não fóssil como o combustível derivado de reciclados (CDR) dentre outros benefícios ambientais sustentáveis”, disse a promotora.
O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, informou que uma unidade de tratamento mecanizado é a última fronteira para que resíduos que podem ser reaproveitados pela cadeia produtiva não venham a ser enterrados. “Contamos nessa visita com a participação da promotora Cláudia Cabral, que veio ter a percepção, in loco, de como funciona e como esse equipamento poderá contribuir para o meio ambiente em nossa capital”, disse.
Fonte: Ascom
Para ler no celular, basta apontar a câmera