Sousa/PB -
Setor de Psicologia

Projeto de musicoterapia intensifica cuidado humanizado para pacientes do Hospital de Catolé do Rocha

A ação, desenvolvida pelo Setor de Psicologia, será realizada semanalmente, na área de convivência do hospital, e visa intensificar o cuidado humanizado dos usuários.

Por Redação do Reporterpb

14/03/2025 às 20:46

Ads 970x250
Imagem Projeto de musicoterapia intensifica cuidado humanizado para pacientes do Hospital de Catolé do Rocha

Projeto de musicoterapia intensifica cuidado humanizado para pacientes do Hospital de Catolé do Rocha ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, unidade pertencente à Rede Estadual de Saúde, iniciou, nessa quinta-feira (13), um projeto de musicoterapia com pacientes. A ação, desenvolvida pelo Setor de Psicologia, será realizada semanalmente, na área de convivência do hospital, e visa intensificar o cuidado humanizado dos usuários. 
 
De acordo com a psicóloga responsável pelo projeto, Andrea Freitas, a musicoterapia é uma técnica terapêutica que promove o bem-estar físico, emocional e mental. “A música tem efeitos positivos na vida do ser humano e tem uma relação direta com as pessoas, influenciando na questão do humor, promovendo interação social, diminuindo o estresse e também a ansiedade. A ideia da musicoterapia é estimular o paciente a lidar melhor com o ambiente hospitalar”, explicou.
 
O aposentado José Francisco, que estava em observação na unidade devido a um quadro hipertensivo, destacou a importância da musicoterapia no processo de recuperação. “Fiquei muito entusiasmado com a iniciativa, foi uma surpresa para mim, e ao mesmo tempo, é muito animador estar no ambiente de um hospital e ser convidado para participar de um momento como este. Gostei muito! Enquanto estava ali ouvindo as músicas, esqueci até que estava doente”, ressaltou. 
 
A musicoterapia utiliza elementos da música, como som, ritmo, melodia e harmonia, para restabelecer as funções dos usuários, melhorando a comunicação, fortalecendo a integração e ajudando nas relações interpessoais. O uso da prática na unidade permite que os pacientes interajam com a comunidade hospitalar cantando, dançando, tocando instrumentos ou apenas ouvindo e apreciando diferentes músicas. Com isso, é possível desenvolver potenciais, restabelecer as funções, contribuindo com a prevenção e a promoção da qualidade de vida dos indivíduos.

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.