13/12/2024 às 09:45
“Temos que ter muito cuidado com o Ministério Público, porque essa instituição é nossa, membros servidores e terceirizados, e da sociedade”, disse o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, no evento de abertura da “Semana do MP”, realizado no auditório da PGJ, que reuniu servidores, terceirizados e membros da instituição. O evento contou com apresentações artísticas, discursos e homenagens.
O procurador-geral ainda falou sobre o olhar humanizado que procura dar ao trabalho. “Em tudo que fizemos, nunca deixei de olhar para os servidores. Sempre trabalhamos o conjunto, sempre procuramos realizar pela instituição e pelas pessoas. E quando digo pessoas, estou falando de membros, membras, servidores, servidoras, terceirizados e terceirizadas. Sempre entendi o Ministério Público como uma máquina que, para funcionar, é preciso que todas as suas partes, todas as suas engrenagens estejam funcionando bem. Aqui fui acolhido em 2000 e me encantei pela instituição, me apaixonei pelo MP. Feliz Natal a todo o Ministério Público. Um 2025 repleto de felicidades, as portas da Procuradoria-Geral sempre estarão abertas”.
Durante o evento, o PGJ também recebeu uma homenagem entregue pela servidora Maria Izabel Soares, e pelo presidente do Sindicato dos Servidores do MPPB, Aloysio Carneiro Júnior, pelos relevantes serviços prestados à instituição e pela atenção sempre dispensada às pautas dos servidores. Ele fez um agradecimento especial pela homenagem destacando o trabalho dos servidores.
O presidente do Sindicato dos Servidores do MPPB, Aloysio Carneiro, fez uma reflexão sobre os momentos vivenciados no ano. “Certamente, virão à tona em nossas mentes momentos simples, mas de incomensurável singeleza, expressos em pequenos gestos de alegria, acolhimento e cordialidade por parte de nossos colegas de trabalho. E se não conquistamos tudo, é porque não foi possível. Se não vencemos, guardamos a esperança para lutá-las em outro momento, e esse momento está logo ali, em 2025”. Ele também lembrou as perdas ocorridas no ano, como dos servidores Aderson Vieira, Sérgio Galiza, e Carlos Henrique Fonseca. Ele ainda relatou as conquistas obtidas pelos servidores e desejou um ano com muitos avanços.
O evento foi aberto com apresentação do saxofonista Eliseu e terminou com o Coral Jovem do Instituto Unimed, conduzido pela maestrina Socorro Estrela. A programação da semana continua nesta sexta-feira (13/12), com a sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça.
Programação
SEXTA-FEIRA (13/12)
Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Justiça
8h30 - Abertura Solene
Palestras:
9h - "A História do Ministério Público" - Chico Pereira, artista plástico e escritor e membro da Academia Paraibana de Letras (APL).
9h30 - "José Américo de Almeida, patrono do Ministério Público - Jivago Correia, doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande e pesquisador junto à Fundação Casa de José Américo de Almeida (FCJA).
10h - Entrega das medalhas José Américo de Almeida
Aos Ex-PGJs: Bertrand de Araujo Asfora e Francisco Seraphico Ferraz da Nóbrega Filho.
Aos Procuradores Aposentados: Nelson Antônio Cavalcanti Lemos (in memoriam), Jacilene Nicolau Faustino Gomes (in memoriam), Doriel Veloso Gouveia, José Raimundo de Lima, Marcus Vilar Souto Maior, Valberto Cosme de Lira, Maria das Graças de Azevedo Santos, Janete Maria Ismael da Costa Macedo.
Ao terceirizado, Romerio Gomes de Queiroz, por bons serviços ao MPPB.
11h30 - Encerramento - Coffee break
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera