12/12/2024 às 13:50
O governo federal iniciou, nesta quinta-feira (12), o pagamento do Auxílio Gás referente ao mês de dezembro. Cerca de 5,49 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social receberão o benefício, que tem o valor fixado em R$ 104. O programa, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), visa garantir apoio às famílias no custeio do gás de cozinha.
Calendário de pagamentos
Nesta quinta-feira, recebem o benefício as famílias com o Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 1, 2 e 3. Os demais grupos seguirão o cronograma de pagamentos do Bolsa Família, com liberações diárias até o próximo dia 23, quando serão contempladas as famílias com NIS final zero.
Os valores serão inicialmente disponibilizados na plataforma social do Auxílio Gás. Caso não sejam retirados até o dia 26 de dezembro, os recursos serão transferidos para as contas bancárias vinculadas, que podem ser movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem ou pelo cartão de débito do Bolsa Família.
Impacto nacional
Este mês, o Auxílio Gás beneficiará mais de 16,9 milhões de pessoas, com um investimento total de R$ 570,6 milhões. A maior parte dos beneficiários está nas regiões Nordeste (2,55 milhões de famílias) e Sudeste (1,8 milhão), seguidas pelo Norte (526,2 mil), Sul (382,5 mil) e Centro-Oeste (210,78 mil).
Quem pode receber?
O Auxílio Gás foi instituído em 2021 pela Lei nº 14.237 e atende famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar mensal per capita de até meio salário-mínimo. Também podem ser contempladas famílias que já recebem outros programas de transferência de renda nas esferas municipal, estadual ou federal.
O benefício é pago bimestralmente, oferecendo um alívio para famílias de baixa renda no custeio do gás de cozinha, item essencial para o preparo de alimentos.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera