Sousa/PB -
Documento

RG Digital, desenvolvido pela Vsoft, fortalece empresa paraibana como referência nacional

O Governo da Paraíba lançou ontem (quinta-feira) o RG Digital, uma versão otimizada do documento de identidade físico que, a partir de agora, pode ser acessado também pelo smartphone

Da Redação Repórter PB

11/06/2021 às 14:55

Imagem

Tamanho da fonte

O Governo da Paraíba lançou ontem (quinta-feira) o RG Digital, uma versão otimizada do documento de identidade físico que, a partir de agora, pode ser acessado também pelo smartphone. A solução, desenvolvida pela Vsoft, empresa de tecnologia paraibana e parceira neste projeto, é 100% biométrico e busca simplificar a vida do cidadão e garantir mais segurança no acesso aos dados pessoais.


O RG Digital é um aplicativo que transforma o documento físico de identificação em um documento digital, que pode ser acessado pelo celular a qualquer momento, com o objetivo de integrar e padronizar informações pessoais, além de tornar a proteção aos dados de cada cidadão mais assertiva.

Com o lançamento, os paraibanos vão poder acessar a versão digital do documento a partir do download do aplicativo, que nesta primeira fase estará disponível apenas para aparelhos Android. O cadastro se inicia a partir da criação de uma conta pessoal, registrando nome, e-mail e senha e segue com a leitura do QR Code localizado atrás do Documento Nacional de Identificação (DNI), sendo a nova identidade física adotada pelos estados.

A partir da leitura do QR Code, o sistema, que utiliza inteligência artificial, identificação biométrica e cruzamento de dados geridos pelo Estado, realiza a checagem da identidade por meio da confirmação de informações pessoais e da captura da imagem facial, garantindo que o usuário que está acessando o documento no app é, de fato, o detentor dos dados.

Como explica Gisele Zambrano Cordeiro, Product Owner da Vsoft, a preocupação da empresa ao desenvolver o projeto foi entender a necessidade do cliente (Governo e cidadãos) para entregar um produto capaz de gerar valor, facilitar a navegação e garantir a segurança das informações, minimizando os casos de fraude no estado.

Recursos avançados

“Para isso, nosso sistema utiliza recursos avançados como leitura biométrica e blockchain. E é importante frisar que os QR Codes são individuais e integram uma chave de identificação única para cada usuário. Assim, no ato da impressão da 1.ª via do RG, o cidadão já tem acesso a esse QR Code específico para ativar seu RG Digital e, caso precise emitir uma 2ª via, um novo é gerado”, ressalta Zambrano.

Neste sentido, o cidadão cadastrado no aplicativo se torna parte da chave criptográfica para acesso, ou seja, seus dados biométricos e biográficos são cruciais para a inteligência artificial, fazendo com que burlar esse sistema seja mais difícil.

Mais documentos em um só lugar

Entre os destaques do RG Digital está a possibilidade de cadastro de uma série de informações úteis para o cidadão, permitindo que 11 números de documentos diferentes sejam integrados e, consequentemente, reduza problemas relacionados à perda de documentos físicos.

Assim, é possível cadastrar dados como CPF, CNH, PIS/PASEP, tipo sanguíneo, certidão de nascimento, carteira de trabalho, carteira de habilitação, título de eleitor, até quatro filiações, dados sobre acessibilidade, certidão militar e, até mesmo, o nome social, trazendo mais inclusão para aqueles(as) que se identificam com outro gênero.

“Estamos falando de um centralizador de informações para o usuário, que agora pode ter todos os seus dados na palma da sua mão. Como hoje vivemos em um mundo totalmente digital, por que não digitalizar a identidade? Portanto, temos um produto que foi pensado para acompanhar essa nova era e para que o usuário tenha confiança e praticidade, ou seja, um aplicativo que realmente será útil e não apenas mais um aplicativo em seu celular”, frisa Gisele.

Benefícios do RG Digital

Além de trazer mais praticidade e segurança para o cidadão, o RG Digital também permite que a administração estadual padronize a forma como os dados são armazenados e protegidos, o que abre espaço para que, em um futuro próximo, a Paraíba possa trabalhar de forma integrada com outros estados, o que também pode significar ganhos significativos para a segurança pública.

A tecnologia também abre alas para melhorias futuras no atendimento ao cidadão no que diz respeito aos serviços públicos e, ainda, pode simplificar a atualização cadastral no relacionamento entre empresas privadas e clientes.

“No processo de eleição, por exemplo, é necessário levar o título de eleitor e um documento com foto. Então, com o RG Digital, não será mais necessário levar dois documentos, já que todas as informações poderão ser consultadas pelo aplicativo. Na prática, a solução pode ajudar a diminuir as fraudes eleitorais causadas por documentos falsos”, esclarece a Product Owner da Vsoft.

Além disso, como a segurança é um item muito importante dessa nova solução, caso o usuário perca seu smartphone, as informações no app não poderão ser acessadas por terceiros, já que, a cada login, o sistema solicita uma nova verificação de identidade.

Conheça mais detalhes sobre as tecnologias por trás do RG Digital na página do Vsoft Certfy.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.