Sousa/PB -
Aids

Justiça Federal na Paraíba participa da campanha “Dezembro Vermelho”

Durante todo este mês, ações são realizadas para estimular a prevenção e o combate ao HIV/Aids e a outras ISTs

Da Redação Repórter PB

02/12/2019 às 17:35

Imagem Dezembro

Dezembro ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) aderiu à campanha de conscientização “Dezembro Vermelho”, que visa promover ações educativas voltadas à prevenção e ao combate ao HIV/Aids e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O site institucional da JFPB ganhou um design que faz alusão ao tema e as redes sociais do órgão divulgarão dicas e informações sobre a iniciativa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil conseguiu evitar 2,5 mil mortes por Aids entre os anos de 2014 e 2018. Nos últimos cinco anos, o número de mortes pela doença caiu 22,8%, de 12,5 mil em 2014 para 10,9 mil em 2018. Apesar de os dados serem positivos, acredita-se que 135 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e não sabem.

Com base nessa estimativa, estão sendo realizadas, ao longo do mês, atividades e mobilizações em todo o País, tais como: veiculação de campanhas de mídia; palestras e atividades educativas, além de promoção de eventos. As ações têm parceria entre o poder público, sociedade civil e organismos internacionais, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para enfretamento da Aids e outras ISTs.

A campanha é orientada pela Lei 13.504/2017, que define detalhes sobre prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids.

 Dezembro Vermelho

O mês de dezembro foi definido como período de reforço às ações de prevenção e combate à Aids em referência ao dia 1º, considerado mundialmente como de luta contra a doença. A decisão foi tomada na Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à ideia de paixão, além de ser visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. O projeto foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo por causa da doença.

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.