Sousa/PB -
paraiba

A Paraíba conta com três professores de Matemática entre os melhores do país

Mais de 1.200 professores de todo o país participaram do OPMbr em sua segunda edição. O processo de avaliação incluiu três etapas

Da Redação Repórter PB

10/11/2025 às 17:21

Ads 970x250
Imagem Professor, e alunos

Professor, e alunos ‧ Foto: ascom

Tamanho da Fonte

A Paraíba conta com três professores de Matemática de escola pública entre os melhores do país. Rayson Jose Deodato Bernardo (Aroeiras), Djair Paulino dos Santos (João Pessoa) e José Vinicius do Nascimento Silva (Malta) conquistaram a categoria ouro na Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr).

Mais de 1.200 professores de todo o país participaram do OPMbr em sua segunda edição. O processo de avaliação incluiu três etapas: uma prova, uma apresentação em vídeo ilustrando o trabalho realizado em sala de aula e uma entrevista com, entre os avaliadores, o professor Cristovam Buarque, que é membro do Conselho Acadêmico do OPMBr.

O objetivo das Olimpíadas, criadas por ex-alunos da turma de 1989 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), é reconhecer e valorizar aqueles que fazem a diferença no ensino de Matemática em todo o país. O projeto é realizado com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e é patrocinado pelo Instituto Aegea, pela Fundação Lenovo e pelo Itaú Social.

Como prêmio, em maio de 2026, os 20 professores da categoria ouro participarão de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias em Xangai para visitar o Centro de Formação de Professores da UNESCO (TEC UNESCO) na Universidade Normal da China, levando em consideração que o país está sempre entre os com melhor desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).

“Na primeira edição, conseguimos levar os 10 professores da categoria ouro. Este ano, levaremos 20. É uma oportunidade única de imersão, aprendizagem e troca de conhecimento. Nosso objetivo é reconhecer e valorizar iniciativas bem-sucedidas no ensino de Matemática em todo o país, a fim de divulgá-las, trabalhando para melhorar a qualidade do ensino da disciplina e, assim, contribuir para alavancar a posição do Brasil no ranking mundial, no médio e longo prazo”, considere.

Após a viagem de premiação, os professores selecionados ministrarão oficinas de Matemática para outros professores, de cidades definidas em parceria com o Ministério da Educação.

Sobre OPMbr

O Brasil ocupa atualmente a 65a posição no ranking que avalia o ensino de Matemática em 81 países do mundo, segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). A posição, nada louvável, tem como contraponto outro fato: o mesmo país que ensina e aprende mal Matemática no dia-a-dia das salas de aula do país faz parte da elite da Matemática mundial (nível 5 da International Mathematical Union – IMU), com pesquisadores e professores mundialmente reconhecidos.

A equação não resolvida mobilizou um grupo de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ex-alunos da turma de 1989, na criação do OPMbr, que está em sua segunda edição.

Filho de pais analfabetos, professor de Matemática ajuda a mudar vidas através da educação

Djair Paulino dos Santos, professor de Matemática do Instituto Federal da Paraíba, em João Pessoa, é filho de agricultores analfabetos que trabalhavam na zona rural de Alagoas, onde nasceu. “Desde muito cedo entendi que a educação era a única forma de mudar a minha vida. E EU aposto nisso. Hoje, olho para os meus alunos e vejo em cada um o Djair que EU era. E procuro caminhar com eles em busca dessa oportunidade”, diz ele.

Djair lembra que, ao concluir seus estudos, passou em concursos para o Banco do Brasil e a Caixa Econômica, mas sabia que seu lugar era na sala de aula. “Costumo dizer que não escolhi lecionar. Foi o ensino que escolheu me”, diz ele.

Para estar mais próximo de seus alunos e tornar o ensino de Matemática mais interessante, ele se concentra na criatividade, na criação de jogos, no uso de novas tecnologias, na produção de suas próprias apostilas para economizar tempo na resolução de problemas e na assistência individualizada aos seus alunos.

O resultado vem na forma de prêmios, medalhas e reconhecimentos. “Desde que comecei a focar na participação dos meus alunos nas Olimpíadas em 2020, foram 76 prêmios, com nove medalhas de ouro, uma delas na OBMEP. Mas o melhor reconhecimento é o sorriso de cada aluno. Eu realmente me importo com cada um”, ele garante.

E a prova é que, além da carga horária no instituto federal, Djair Paulino mantém vivo em 3 minutos um canal de Matemática do YouTube –, criado durante a pandemia, com mais de 250 vídeos gravados e disponíveis.

Participando também do projeto “Matemática revela novos cientistas”, que visa preparar alunos do 8o e 9o ano da rede municipal para as Olimpíadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Opmbr

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.