Sousa/PB -
Projeto

Escola Cidadã Integral Técnica de Mangabeira é finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025

A ECIT de Mangabeira é uma das quatro finalistas da categoria Escolas com o projeto intitulado “Clubes de Checagem dos Auditores da Educação Fiscal”, que foi também um dos vencedores do Prêmio Afrafep de Educação Fiscal 2025.

Da Redação Repórter PB

27/10/2025 às 16:20

Ads 970x250
Imagem Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025

Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025 ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Pastor João Pereira Gomes Filho, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, é mais uma vez finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025, uma das mais importantes iniciativas de valorização da cidadania tributária no país. Em 2023, a Escola foi a vencedora do prêmio nacional pela primeira vez na categoria Escolas.

A ECIT de Mangabeira é uma das quatro finalistas da categoria Escolas com o projeto intitulado “Clubes de Checagem dos Auditores da Educação Fiscal”, que foi também um dos vencedores do Prêmio Afrafep de Educação Fiscal 2025.

O projeto finalista cria clubes estudantis focados em combater a desinformação sobre tributos, arrecadação e sonegação nas redes sociais. A atividade fortalece letramento digital, pensamento crítico e uso responsável do celular, formando estudantes capazes de verificar conteúdos, produzir material educativo e dialogar com a comunidade. Organizado em formato colaborativo, envolve séries diferentes, professores, família e órgãos como Receita Federal e Sefaz-PB, tornando os alunos agentes multiplicadores de informação qualificada.

A cerimônia que anunciará os vencedores de cada categoria será realizada em 18 de novembro, no Brasília Palace Hotel, em Brasília, reunindo autoridades, gestores públicos, finalistas e representantes das entidades parceiras e os autores dos projetos finalistas.

PROJETOS FINALISTAS – Na edição de 2025, o Prêmio registrou 485 inscrições, um crescimento expressivo e um marco histórico para a iniciativa organizada pela Febrafite (Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais). Do total das inscrições, 145 projetos foram selecionados na verificação in loco, feita por auditores fiscais nos locais de cada projeto, e passaram por análise técnica, metodológica e de impacto social antes da seleção final.

A Comissão Julgadora selecionou 14 projetos como finalistas do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025 de sete Estados (Paraíba, Ceará, Piauí, Amazonas, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro) em quatro categorias: foram quatro na categoria Escola; quatro na categoria Imprensa; três na categoria Instituições e outras três na categoria Tecnologia.

MATURIDADE CRESCENTE DA EDUCAÇÃO FISCAL – Para a coordenadora do prêmio e vice-presidente da Febrafite, Maria Aparecida Meloni “Papá”, o resultado reflete a maturidade crescente da educação fiscal no país. “O aumento das inscrições, somado à qualidade dos projetos finalistas, mostra que a sociedade está cada vez mais interessada em compreender o papel dos tributos e acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Chegar a esta etapa é um reconhecimento ao trabalho de escolas, instituições, profissionais de imprensa e profissionais de tecnologia que ajudam a fortalecer a cidadania e a transparência no Brasil”, afirmou.

MAIS DOIS PROJETOS FINALISTAS – Outros dois projetos paraibanos são também finalistas na categoria Imprensa. Duas reportagens estão entre as finalistas: a do portal G1 Paraíba com a matéria intitulada “Estudante de escola pública usa inteligência artificial para criar plataforma que ensina educação fiscal: impacto social”; e a do Jornal da Paraíba com a matéria “Quando a creche não abre, a cidadania fecha”.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.